Eu gosto muito da Avon, praticamente toda campanha compro alguma coisinha. O fato de eu ter 3 revendedoras disponíveis e toda campanha ter um monte de promoções colabora com tal consumismo. Adoro folhear as páginas, ver os lançamentos, esfregar o pulso na página e ver se dá pra ter uma idéia do perfume (geralmente não), olhar as fotos, ler as dicas, etc. Isso não vale somente para o catálogo da Avon, mas de qualquer marca. Só que às vezes tem umas coisas neles que eu acho bizarro, e juro que tenho vontade de bater um papo com quem elabora os catálogos. Dá uma olhada (campanha 06/2011):
1 ) Foto que não bate com o texto
Imagine que você lê isso: “Nude total. Com look nude não tem erro. Uma pele corrigida com base, olhos destacados com máscara e lábios cor de boca combinam com qualquer estilo de roupa”. O que você espera encontrar é algo do tipo:
Mas se depara com isso:
Sério, desde quando boca rosa chiclete cintilante com olhão roxo cintilante é maquiagem nude?
PS: No catálogo seguinte, essa falha foi corrigida e colocaram uma legenda mais adequada.
2) Cabelo em excesso
Eu não consigo olhar para essa foto e achar não bizarro esse excesso de cabelo. É tão forçado que eles nem conseguiram juntar o cabelo no topo da página com a cabeça da modelo, tiveram que dar uma disfarçada e borrar o contorno.
3) Cremoso vira cintilante
Na imagem, a foto do sedução derramado para fora do vidrinho dá a impressão de que se trata de um esmalte cintilante, dá pra ver os brilhinhos refletindo. Porém, ao se olhar a descrição do esmalte, nota-se que ele é cremoso:
Isso ocorre devido a uma prática muito comum da Avon, que é a de reaproveitar fotos alterando-se o a cor do produto por computador. Em alguma campanha anterior, o esmalte que estava no lugar do sedução era o Musa, esmalte pink cintilante. Aí ficaram com preguiça de elaborar nova foto, pegaram a antiga, alteraram a cor digitalmente e se esqueceram do detalhe do acabamento. Nota: 99% de certeza que foi homem que fez isso, pra eles cintilante, cremoso, metálico, perolado é tudo igual mesmo.
Confesso que houve uma época em que eu, ingenuamente, acreditava que quando aparecia uma modelo usando o produto (batom, sombra) a foto era confiável e eu poderia ter uma boa noção de como seria a cor do produto. Acordei para a realidade após algumas compras erradas e, principalmente, quando reparei que nas campanhas iniciais da linha Smooth Minerals as fotos eram sempre as mesmas, mas a sombra e o batom eram trocados a cada catálogo.
Aliás, a cor do catálogo não bater com o produto já é tão comum que nem expus aqui, mas está em meus planos fazer um post só com comparações entre o que o catálogo mostra e o que chegou aqui em casa.
Ah!! Adoraria um post com as cores que não batem! Já comprei um batom "pêssego" que era amarelo ouro quando chegou! Terrível! Já quebrei muito a cara com a Avon neste quesito!
Pior que a maioria das coisas que eu ia comentar já saíram do catálogo, nem dá mais para tirar foto junto e comparar. Mas a Natura também já me enganou bastante, uma vez comprei um "cor de boca" para usar no dia a dia e quando chegou era vinho, quase não cheguei a usar ele.