Protetor auricular: indispensável

Meu primeiro contato com esse objeto foi numa visita a certa indústria, antes de entrar em determinados recintos era obrigatório o uso deste equipamento de proteção devido ao ruído do maquinário. Após a visita, levei-o para casa e deixei-o parado, mas com o tempo, muitas utilidades foram surgindo e atualmente acho ele um objeto que todo mundo precisa ter, já adquiri vários nessa vida. Compre o seu e seja mais feliz.

Exemplos de oportunidades:

  • Vizinhança farofeira: só quem tem sabe o que é conviver numa vizinhança farofeira. É festa com músicas de gosto duvidoso no último volume entrando em sua casa sem pedir licença até altas horas da madrugada, é gritaria, é gente passando com moto repetidas vezes e em velocidades muito acima dos limites legalmente previstos, fazendo aquele maldito barulho de explosão de escapamento propositalmente e em horários totalmente inadequados (madrugada, cena crucial de um filme, último capítulo da novela).
  • Eventos em que dorme um monte de gente num cômodo só: para mim isso é habitual em festas de família no final do ano, vai um monte de gente na casa de fulano e acaba todo mundo dormindo lá. O pessoal acaba improvisando uns colchões no chão e dormem umas 3 pessoas ou mais no mesmo cômodo. Só que, como a Lei de Murphy incontestavelmente existe, sempre tem alguém que ronca muito alto e essa pessoa SEMPRE irá dormir antes de você.

  • Sem noções do busão: esse todo mundo conhece, com a popularização do celular que toca música, sempre tem um sem noção de gosto musical duvidoso que deliberadamente ignora a boa educação e liga o som pro ônibus inteiro ouvir. Já cheguei a presenciar a cena em que uma amiga do sem-noção faz uma crítica ao comportamento dele e a resposta foi: “Qualé ô, eu ouço alto mermo porque não tenho vergonha do que eu sô e do que eu gosto”. Dá vontade de matar uns nessa hora não? Desde quando que falta de educação virou liberdade de expressão?
  • Conversas alheias no ônibus: geralmente em fretados ou ônibus de viagem, eu quero mais é dormir quando é de manhã ou de noite, mas não raramente tem um povo que se empolga e resolve botar a conversa em dia pra todo mundo ouvir. Situações envolvendo crianças mimadas com mães incapazes de tomar alguma atitude também valem.

No caso de você estar assistindo TV não tem muito o que fazer, já para as demais situações, evite o estresse e as noites mal dormidas: ponha o protetor e seja feliz. Ele não isola totalmente o som (até porque, seria perigoso estar trabalhando num lugar, tocar o alarme e ninguém ouvir), mas reduz bem o incômodo.

Que eu saiba, existem 4 tipos de protetores: de borracha, de silicone, de copolímero e o moldável (que não sei de que material é feito), só testei os três primeiros. Minhas opiniões:

  1. Borracha/espuma: funciona bem no início do uso, porém com o tempo o material vai ficando mole e perde a propriedade de isolamento do som. Também tende  a acumular sujeira com o tempo, considero este tipo como descartável após algum período.
  2. Silicone: Parece que tem umas membranas, acho que isola melhor do que a borracha e é mais higiênico, dá pra lavar ele. Porém, quando uso para dormir ouço o som da pulsação no ouvido e é meio incômodo, isso não acontece com o de borracha. Costuma vir com uma cordinha que facilita o uso.
  3. Copolímero: Esse eu adquiri ao ser enganada pelo vendedor, ao tentar comprar dois protetores de silicone, o vendedor me deu um do que eu queria e outro desse (mas cobrou como se fossem iguais). Não notei a diferença na hora porque as embalagens eram praticamente iguais. Esse visualmente parece uma cópia malfeita do de silicone e é uma porcaria: é duro, não encaixa direito no ouvido e por isso isola precariamente o som. É o mais barato, mas altamente não recomendado.

Ah, alguns possuem um cordão ligando o par de tampões, fuja daquelas de silicone, conforme você gira para encaixar no ouvido umas curvas chatas vão sendo formadas.

Não sei exatamente onde seria o lugar mais adequado para encontrá-lo, mas já vi à venda em lojas tão diversas como farmácias, loja de ferragens, loja de tranqueiras em geral (Multicoisas), loja que vende equipamentos de aventura e acampamento.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Acessórios, Informativo, utilidade pública e marcado . Guardar link permanente.

14 respostas para Protetor auricular: indispensável

  1. juliana g. disse:

    Olá Vanessa, obrigada pelo comentário no blog. Acho muito gostoso quando as pessoas expressam a opinião e dividem ideias. Acho que precisamos trocar de cidade e de lojas, pois pelo visto o que sobra aí pra você é exatamente o que falta aqui para mim e vice versa. Só isso explica a proliferação de P do lado de cá e a falta de P do seu lado =DBom, independente de P ou GG, a verdade é que a moda precisa ser coerente. E acho que nisso concordamos! =)Obrigada pelo comentário. Volte sempre.Beijos

  2. Lanny disse:

    Não vivo sem os meus. Eles não têm cordinha, são independentes, não sei dizer o material, é um troço meio poroso, você amassa ele pra colocar no ouvido e dentro do ouvido ele vai voltando à forma normal se encaixando no formato certo. Comprei fora do Brasil baratinho, um pacote com uns 7 pares! 🙂 Ótimo quando marido está ouvindo heavy metal! 😀

  3. Vanessa disse:

    Lanny: Boa idéia comprar fora do Brasil, deve ser bem mais barato. Esse seu é o que eu chamei de borracha. Na verdae, chamar o material de espuma seria o termo mais adequado, mas não me veio à mente na época em que escrevi o post.

  4. Nina disse:

    Também uso para dormir, começei a usar por causa de ronco do ex- marido, mas continuo usando por causa que moro em uma avenida movimentada e tenho o sono leve.

  5. Vanessa disse:

    Nina: Eu também uso quando meu namorado ronca, é uma beleza. Eu náo mencionei, mas para quem mora perto de locais movimentados ou aeroportos deve ajudar bastante mesmo.Beijos!

  6. Ninah disse:

    Esse segundo é melhor que o de borracha? Eu tenho de Borracha mas não sei se coloco errado e ele fica saíndo td hora. Eu ia comprar o de silicone usado em natação mas já vi muita gente falando mal dele então desisti.

  7. Vanessa disse:

    Oi Ninah!O de borracha/espuma não deveria ficar caindo, a gente usa na indústria e sai andando pela planta com ele sem problemas. Pode ser que você não esteja colocando corretamente (tem que apertar/moldar para ele ficar fino, colocar no ouvido e segurá-lo até ele voltar ao normal, quando você soltar ele deve estar firme) ou então ele pode estar gasto demais, neste caso, ele fica muito molinho e não fica muito firme mesmo. Como eu mencionei, ele é descartável, depois de um tempo não presta mesmo.O de borracha é o mais confortável, mas o de silicone com membranas é bom também. É mais prático de colocar e isola bem, só tem que tomar cuidado para não acabar comprando o de copolímero por engano, pois esse é bem desconfortável em minha opinião.

  8. Thiago disse:

    Vanessa, eu ando usando o 1(espuma) para dormir, pois sofro com os cachorros do vizinho, ele tem mais de 20, um canil na verdade. Hahaha
    Eu queria saber: ele pode causar algum dano? Deformar a orelha por causa da pressão ou coisa do tipo? Não sei se é paranoia minha, mas desde que comecei a usá-lo, parece que minha orelha deu uma deformada, uma inchada…
    Você usa todo dia?

    Muito obrigado

    Thiago

    • Vanessa disse:

      Oi Thiago, tudo bem?

      O de espuma não deveria causar nenhum problema, a espuma nunca conseguiria fazer pressão suficiente para qualquer dano, se molda ao ouvido mas não tem força para nada além disso. Ele é o mais confortável de todas as opções.

      Se fosse os de membrana (silicone, polipropileno ou copolímero), que são mais rígidos, talvez houvesse algum incômodo ou dor com o uso caso enfie demais, mas não deformação. Pessoal que trabalha em chão de fábrica é obrigado a usar todo dia o tempo todo e não sofre deformação nenhuma até onde eu saiba.

      Extrapolando, como o tampão abafa o ouvido, pode ser que, em caso de umidade (uso logo após o banho, por ex.) ou uso prolongado (o de espuma é descartável, quem trabalha e usa como EPI troca com boa frequência tanto pela higiene quanto porque com o tempo fica muito molinho e isola menos), usar o produto poderia te deixar susceptível a alguma inflamação/otite. Mas aí você sentiria dor, não somente a impressão de inchaço.

      Usei por um bom tempo alternando o de espuma e o de membrana com silicone e não tive problemas, agora tenho usado só o de espuma da 3M (http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/outrasSol/outrasSolSeguranca/ProtAud11001110/) e continuo não tendo problemas.

      Eu não creio que o protetor de espuma cause nenhum problema, mas, caso queria outro tipo, o único que eu recomendaria no seu caso seria que um ficasse externamente ao ouvido, do tipo abafador (aqueles que parecem um fone de ouvido grandão), mas não sei se seria confortável para dormir. O de espuma é o mais confortável, mas e descartável e o que menos isola (15 dB). Esse abafador é mais poderoso que os demais tipos, tem capacidade de atenuar até uns 21 dB.

      Abraços

  9. Thiago disse:

    Vanessa, muito obrigado pela atenção e pelas informações!!!
    Bom, fico mais tranquilo agora com o seu relato. Exatamente este de espuma da 3M que eu uso, o 1110, aliás, qual a diferença pro 1100, seria o tamanho? Tem um da linha Nexcare, mas deve ser a mesma coisa também, né?
    Já tentei usar o abafador tipo fone, isola bem mesmo, mas é desconfortável pra dormir.
    Mais uma vez muito obrigado!!!
    Abraços

  10. Renata Campos disse:

    Vanessa, bom dia!!! Como vc dorme? De costas? Pq eu tenho um par do segundo, mas como durmo de lado não da certo e incomoda…bjo

  11. marcia palmira ,luiz palumbo disse:

    minha filha esta quase se separando por causa do ronco me fale qual o melhor para poder presenteala

Deixe um comentário

