Pincéis chanfrados: um ótimo e um ruim

Pincel chanfrado é aquele que possui um corte diagonal, existem de vários tipos como as opções para blush e para esfumar sombra. Quando se fala de pincel chanfrado, geralmente me vem à cabeça o de sombra/delineador, e é dele que vou falar.

Na minha opinião, o ideal é que ele seja macio, fino e firme. Macio porque ele vai ser utilizado na região ao redor do olho, a qual é sensível (pelo menos a minha é bem sensível). Fino para se ter uma maior precisão do traço e porque eu gosto do traço bem fininho. E firme para se ter um maior controle durante a aplicação, isto é, eu espero que as cerdas não fiquem se abrindo ou indo pro lado enquanto eu aplico.

Tendo em vista essas considerações do que seria o meu pincel chanfrado ideal, vou falar de duas opções, uma que eu acho excelente e outra que eu odiei.

1) A opção ruim (baratinho e ordinário): pincel chanfrado Prada.

Pincel chanfrado Prada

Vou ser sincera, comprei esse porque era o mais barato da loja, devo ter pago entre 4 e 6 reais. Foi um dos meus primeiros pincéis e na época eu não tinha a menor idéia do que era um pincel bom ou ruim na época. Queria um pincel para fazer delineado e só sabia que tinha que ser chanfrado, não tinha muita noção dos outros requisitos.

Quando cheguei em casa e fui testar, logo de cara já vi que não ia dar certo. Ele é muito grosso e, porque não dizer também, grosseiro. As cerdas dele são espessas e  não muito macias. Antes de escrever esse post eu dei uma pesquisada sobre ela na internet e achei, em alguns blogs em que as meninas gostaram dele, umas fotos em que ele não está tão ruim, acredito que seja porque eles são novos.  Mas o meu, mesmo não usando ele para quase nada, ficou assim (visão lateral):

Detalhe das cerdas (vista lateral)

As cerdas se abrem como numa vassoura, o que deixa ele grosso de forma a ser impossível de se fazer um delineado com ele. Eu até tentei achar outras aplicações para ele, mas em nenhuma gostei muito. Para a sobrancelha, é muito impreciso, para marcar o côncavo até vai, mas, tendo outros pincéis, ele sempre será preterido.

2) A opção ótima: pincel chanfrado para sombra Klass Vough n°9.

Pincel Chanfrado Klass Vough nº9

Não lembro quanto paguei nele, comprei na loja Audrey da Liberdade faz alguns anos. Após a decepção com o pincel da Prada, descobri tudo o que eu não queria num pincel e decidi investir em algo de qualidade.

Eu sempre lia blogs falando bem dessa marca e resolvi dar a primeira chance. A Klass Vough tem vários pincéis chanfrados, de modo que hora fiquei na dúvida de qual escolher. Pedi à atendente que ela me indicasse um bem fininho e ela me indicou esse, que, ainda bem, é da linha mais barata da marca.

Só de cara já dá pra ver a diferença entre os dois (foto abaixo).

Pincel Klass Vough n°9 (acima) e Prada (abaixo).

 Já lavei ele muitas vezes, o formato se manteve praticamente inalterado e nunca soltou cerdas. As cerdas são mais finas e macias, por serem mais curtinhas ele é mais firme. A  ponta é fininha como eu gosto, para efeito de comparação, eis a vista lateral dele:

Detalhe das cerdas do pincel da Klass Vough (vista lateral).

Já comparei esse da Klass Vough com algumas outras marcas e ele era sempre o que permitia o traço mais fino, no entanto, com tantos lançamentos, não duvido que existam outras opções similares. Para finalizar, mais uma comparação entre o horrível e o ótimo, um exemplo de aplicação do delineador em gel com os dois pincéis.

Comparação de aplicação de delineador em gel com pincéis chanfrados Prada e Klass Vough 9.

Eu até tentei fazer algo mais fino com o Prada, mas é impossível. Os riscos com o pincel da Klass Vough foram bem fininhos de propósito para mostrar o que é possível fazer, se quiser um traço mais grosso é só passar mais vezes o pincel ou aplicar mais pressão na hora de aplicar.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Acessórios, Pincel e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Pincéis chanfrados: um ótimo e um ruim

  1. Lanny disse:

    Eu já cai na mesma armadilha de comprar o da Prada! Pior que eles colocam uma espécie de cola , pois dentro da embalagem eles são sempre bonitinhos! O meu da Prada foi pro lixo nas primeiras tentativas.

  2. Vanessa disse:

    É, acho que na embalagem ele não era tão ruim mesmo, quando eu olho ele atualmente sempre me pergunto "por que raios eu comprei ele!?". É muito ruim. Eu já pensei em jogar ele fora várias vezes, mas tenho dó.

  3. Lanny disse:

    Esqueci de dizer (na verdade lembrei porque acabei de usá-lo): o da ProArt é ótimo, bem fininho e firme!

  4. Estava procurando um post assim, adorei, você é bem detalhista! =D

Deixe um comentário

