Sobre cílios retos e o curvex

Confesso, me chateia um pouco quando leio resenhas de máscara para cílios e vejo pessoas com cílios grandes e com alguma curvatura natural se lamentando dizendo que tem cílios retos. Porque, né, se já é triste a situação com aqueles cílios levemente curvados, imagine para orientais como eu, que além de terem os cílios totalmente retos, eles ainda são caídos e diminuem o olhar?

Quando comecei a me maquiar, uma das coisas que mais me chateava era aplicar camadas de rímel nos olhos, parecer legal quando me olhava no espelho e, na hora de ver as fotos tiradas, parecia que eu não tinha passado nada. Por exemplo, nesse detalhe da foto da minha colação de grau, eu havia passado várias camadas de rímel e no final parece só que eu passei um delineadorzinho. Para constar: (1) a máscara utilizada havia sido a Supershock da Avon, máscara que possui muitos admiradores, (2) eu havia me dedicado razoavelmente na hora de passá-lo, construindo camada por camada (umas 3) com muito carinho.

Não é que nenhuma máscara fizesse efeito, a questão é que, enquanto na maioria das pessoas uma máscara boa curva os cílios e faz eles aparecerem, no meu caso, meus cílios saíam da posição negativa (apontando para baixo) para neutra (altura da raiz do cílio), o que não é muita coisa. Sim, dá uma diferença pessoalmente, mas em fotos é um nada. *deprimente*

Não é paranóia minha, testei de várias marcas (Avon, L’oreal, Maybelline, Bourjois) e nenhum dava um jeito neles. Aliás, no blog Beauty and The Bullshit, a autora, descendente de asiáticos e que trabalhou um em grandes empresas de cosméticos, relata que máscaras de cílios são eficientes em determinados tipos de cílios e eu, assim como ela, não nos encaixamos nessa categoria. Ou seja, ou temos que apelar para cílios postiços (como a Daniele Suzuki, que não sai sem eles e que consegue aplicá-los até dentro do carro) ou buscar outros artifícios.

Santo curvex

Minha situação mudou um pouco quando descobri o curvex. O uso dele sozinho já fazia uma boa diferença, afinal, os cílios saíam da frente do olho e este parecia ser maior e mais expressivo. Na foto abaixo, dá pra ver a diferença entre os cílios deprimidos por não terem nenhuma curvatura e após passarem pelo curvex.

Comparação entre cílios naturais (superior) e após a aplicação de curvex (inferior).

Mesmo sendo sendo exatamente o mesmo olhar, a impressão é a de que a pessoa de baixo está mais acordada que a de cima. Não sei se dá para ter noção pela foto, mas pessoalmente nota-se uma boa diferença. Foi tanto amor que no dia-a-dia, saía de casa só de curvex. A curvatura durava o dia inteiro e mesmo sem rímel me perguntavam o que eu tinha feito neles.

Quando o curvex não faz efeito…

Uma dessas pessoas que notaram a diferença foi uma amiga com os cílios retos, como os meus. Ela tinha um curvex bom mas dizia que ele não fazia efeito. Ficava indignada por ele funcionar bem em mim e nos dela dar só uma curvadinha e logo voltar ao que era antes. Descobrimos que haviam duas razões para isso, e no caso dela as duas se aplicavam:

1 ) Aplicação incorreta do curvex

Os erros que não se deve cometer:

  • Aplicar ele longe da raiz dos cílios: a maior parte do comprimento continua reta e só a pontinha fica curvada.
  • Não aplicar a pressão correta: você simplesmente dá uma amassada nos cílios ao invés de curvar.
  • Não manter o curvex pressionado por alguns segundos:  a curvatura não se fixa e os cílios caem em pouco tempo.

2) Utilizar um rímel inadequado

Percebemos também que, mesmo aplicando corretamente o curvex, após passar o rímel dela os cílios voltavam a cair, enquanto os meus continuam no lugar. Eu usava a Colossal à prova d’água na época e ela outro rímel que não era à prova d’água.

Viemos a descobrir que máscaras à prova d’água seguravam melhor o efeito do curvex, enquanto as que não possuem essa propriedade tendiam a dar uma abaixada (algumas totalmente, outras parcialmente). Faz algum sentido se pensarmos no que acontece com o cabelo modelado, na presença de umidade, ele tende a retornar ao formato original.

Por exemplo, na foto abaixo, temos os cílios imediatamente após a aplicação de uma camada de rímel, à esquerda temos a Colossal à prova d’água e à direita a Supershock (que não é à prova d’água).

Colossal waterproof (à esquerda) e Supershock (à direita)

Nota-se claramente que a Colossal mantém a curvatura enquanto a Supershock dá uma abaixada nos cílios, apesar de ainda mantê-los curvados. Uma maneira de utilizar uma máscara não resistente à água e ainda assim manter a curvatura é aplicar inicialmente uma camada da máscara à prova d’água e só depois trabalhar com a que não é à prova d’água.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Acessórios, curvex, olhos, rímel e marcado . Guardar link permanente.

12 respostas para Sobre cílios retos e o curvex

  1. Oi Vanessa!Qual o demaquilante que você usa?bjs!

  2. Vanessa disse:

    Não tenho muita experiência com demaquilantes, o que eu tenho no momento é um em creme da Clean & Clear. Ele retira a Colossal, mas dá um certo trabalho, acho que tenho que gastar demais para retirar todo o rímel. Eu acabo usando ele mais no rosto. Pro olho, eu ainda vou no combo óleo mineral seguido por shampoo de bebê para rímel à prova d'água, ou só o shampoo para rímel normal. Até tenho vontade de comprar algum específico para essa região, mas é que esse funciona tão bem (nunca acordei panda) que eu acabo ficando só nele. Ou nos lenços demaquilantes da Nívea nos dias de preguiça.

  3. Vica disse:

    Ganhei um curvex da Shu Uemura de uma amiga, mas ainda não me acertei com o dito cujo.

  4. Vanessa disse:

    Olha, já vi gente falando que não se deu bem com o Shu Uemura também (não lembro quem, mas era uma dessas famosas), você não seria a primeira.

  5. Mandi Dalto disse:

    adorei, me ajudou muito! obrigada mesmo!

  6. Vanessa disse:

    De nada! Fico feliz que esse post seja útil a alguém. 🙂

  7. Meus olhos sao gdes e meus cilios muito retos. Nao curvam nem se eu esquentar a borrachinha do curvex no secador, tem mais dicas como passar o rimel?

  8. Vanessa disse:

    Oi Patrícia,

    primeiro, desculpe pela demora. O seu problema é que os cílios não curvam ou que eles não mantêm a curvatura?
    Já testei curvex térmicos e não achei nada de mais, o que importa mais na hora de curvar para mim é ter uma borrachinha boa e na hora de usar o curvex fazer pressão suficiente e por tempo suficiente
    Já tentou pedir para outra pessoa aplicar em você? Acho que seria interessante você tentar isso. Minha amiga também reclamava que o curvex não funcionava, mas quando eu fiz nela curvou e foi mais fácil para ela perceber onde estava errando.

    Se o problema for que curva mas não dura nada, pode ser que você esteja deixando por pouco tempo ou o rímel está tombando ele. No meu caso, só consigo usar os da Maybelline à prova d'água, desisti de gastar dinheiro com outras marcas porque nem todas que se dizem à prova d'água conseguem manter a curvatura tão bem quanto estes da Maybelline.

  9. Priscila disse:

    Oi Vanessa, obrigada pelas dicas! Vou tentar fazer como você disse. Eu tinha os cílios super curvados naturalmente, mas com o tempo meus cílios ficaram super retos e não curvam de jeito nenhum. Tomara que dê certo! 🙂

  10. thais disse:

    serio essas dicas me ajudaram a entender muita coisa obrigada mesmo ! ;3

  11. Julia Filagrana disse:

    Oie. Tudo bem? Eu uso essa técnica de esquentar o curvex e tudo mais. Mas eu tenho q passar um rímel que já esteja mais seco por que se não cai tudo de novo. Mesmo sendo a prova da água. 😔 Uma moça me falou que se usar o curvex os cílios vão quebrando e vão caindo e com o tempo os cílios vão diminuindo muito. Fiquei com medo. Isso é verdade? Socorro! Obrigada desde já 😘

  12. aletaue disse:

    Quando passo curvex fico pressionada alguns segundos, então sim, ele funciona… Curvo longe da raiz para não ficar em formato de V. Sendo assim, nem todas as dicas que não se deve fazer funciona para todas, cada uma precisa ver o que fica melhor. Em relação ao rímel, a prova d’Água (uso o Lancôme Hypnose) ele é mais seco, sendo assim ele não pesa como o rímel normal…
    Bjs 😉😙

Deixe um comentário

