A lista de ingredientes

Uma informação que eu acho útil, mas muita gente não sabe, é que, na lista de ingredientes, estes são mencionados de acordo com a sua proporção na fórmula. A lista deve ser em ordem decrescente de concentração, ou seja, o primeiro componente é sempre o que aparece em maior quantidade, seguido pelo segundo mais concentrado, e por aí vai, até chegar ao último componente, presente em menor quantidade.

Imagine dois produtos que tenham a mesma lista de ingredientes. Há quem chegue à conclusão de que os produtos são iguais e tanto faz comprar um ou outro, porém, isso não é necessariamente verdade. Para exemplificar, na tabela abaixo, cito 6 formulações possíveis para um produto com a mesma lista de ingredientes: A, B, C, D, E, F (nesta ordem).

Note que, com a mesma lista de ingredientes, existem inúmeras possibilidades de formulação respeitando a ordem de aparição. 

Imagine que o ingrediente ativo é o componente C. Apesar da composição distinta, os casos 2 e 3 seriam equivalentes para esse componente, já que C se encontra em 10%. Porém, nada impede que sejam fisicamente bem diferentes, por exemplo, um mais denso que o outro, se A for água e B um agente espessante. Também é interessante notar que, mesmo tendo a lista de ingredientes escrita de forma idêntica, existe a possibilidade de o ingrediente de interesse estar presente numa quantidade elevada, como os 30% do caso 4, ou de apenas 3%, como no caso 1.

Todo esse papo foi para se mostrar que, pelo menos para nós, leigos em formulação de cosméticos, não dá para obter informações muito precisas sobre a fórmula só de dar uma olhada nela. Porém, dá para tirar uma informação que eu considero bem interessante, que é a concentração máxima que um ingrediente pode estar presente na fórmula.

Para se obter esse informação em porcentagem, basta verificar a posição em que o componente se encontra na lista e realizar a divisão de 100 por este número.

Por exemplo:

Posição na lista e concentração máxima em que o ingrediente pode estar presente:
1 => 100 : 1 = 100%
2 => 100 : 2 = 50%
3 => 100 : 3 = 33,3%
4 => 100 : 4 = 25%
5 => 100 : 5 = 20%
6 => 100: 6 = 16,7%

Lembrando que esse é um valor máximo, ou seja, a concentração real  na prática é sempre abaixo disso. Esse é um cálculo idealizado que ignora a presença dos componentes localizados em posição inferior à do ingrediente de interesse e que considera que todos os demais ingredientes possuem a mesma concentração.

Por exemplo, para um ingrediente na segunda posição, é impossível que ele esteja presente em mais do que 50%, caso contrário, ele deveria estar na primeira posição. Para um ingrediente na terceira posição, se ele tiver mais do que 33,3%, é matematicamente impossível uma combinação dos dois primeiros ingredientes tais que a posição deles na lista se mantenha a mesma. E por aí vai.

Essa informação pode ser útil quando você não deseja que algum ingrediente esteja presente em grande quantidade (atualmente, eu tenho fugido de produtos faciais com álcool logo nas primeiras posições) ou para saber se o ingrediente que você deseja está em concentração pequena demais. Por exemplo, se eu fosse comprar um desses produtos intitulados “óleo de argan” mas que na verdade são uma mistura de um monte de coisas, e eu quisesse conhecer o efeito do óleo de argan mesmo, eu descartaria de cara aqueles em que ele aparece no finalzinho de uma lista. Também dá para ter uma noção se o óleo de argan está presente numa quantidade significativa para fazer efeito ou se está lá só de decoração.

Atualização (09/05/2012): A Anvisa não obriga as empresas nacionais a seguirem este padrão. E agora? Bom, para produtos importados, o raciocínio ainda está valendo. E, apesar de não ser regra, a maioria das empresas tende a seguir esse padrão.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Informativo, utilidade pública. Bookmark o link permanente.

5 respostas para A lista de ingredientes

  1. Assim que lançaram o tal óleo de Argan(o famoso) minha sogra comprou e eu fui logo nos ingredientes pra checar o quanto ele estava presente na fórmula… foi bem o que eu imaginava, cheio de silicones! Ainda avisei pra ela, mas como disse que estava adorando, nem falei mais nada pra não bancar a chata! rsComo você mencionou, está ali só decorando… não dá pra acreditar em propaganda, tem que correr atrás de informação pra não levar gato por lebre. É muito complicado quando a propaganda (ainda que feita pelos blogs que deveriam ser a referência da opinião dos consumidores reais, mas sabemos que a realidade é bem distante) é tão avassaladora que o mesmo os efeitos dos produtos não atingindo as expectativas, as pessoas acham tudo ótimo.Amo suas resenhas! :)bjs!

  2. Vanessa disse:

    A maioria deles tem mais silicone ou algum outro óleo do que o óleo de argan. Eu acho difícil que em quantidade tão pequena ele faça tanto efeito, já que dizem que o óleo de argan pode ser utilizado puro, ou seja, numa quantidade razoável.Acho que as empresas têm trabalhado com uns silicones um pouco mais caros e feito produtos bons, colocando algum óleo de argan na fórmula mais como marketing.Eu mesma tenho um que é mais silicone do que qualquer outra coisa, gosto dele, mas sei que o efeito que me agrada é mais do silicone do que do óleo.

  3. Lanny disse:

    Isso acontece com comida também, né? tem uns sucos em caixa que o açucar vem antes da fruta! Imagina!! Comprei um tônico da Avon que álcool vem primeiro, mas foi uma surpresa (compras de revista, já sabe…), eu também evitaria.

  4. Vanessa disse:

    Lanny: eu até sei qual é esse tônico, é o da Clearskin né? Minha pele arde pra caramba com aquele lá, nas adolescência eu até conseguia usar, mas atualmente não dá. Comprei um após muito tempo sem usá-lo e acabei doando ele quase inteiro.

  5. Lanny disse:

    É esse mesmo! Ele ainda tá fechado (aproveitei uma promoção), vou ver se consigo usar quando chegar a hora.

Deixe um comentário

