Bepantol: Baby = Derma?

Faz algum tempo que o Bepantol saiu de linha e virou Bepantol Baby. Junto com a versão Baby, vem a recomendação de evitar contato com os olhos e a boca, o que assustou muita gente, afinal, muitos compravam a versão antiga justamente com o intuito de usar nos lábios ressecados. A indicação de uso do Bepantol Baby é apenas para prevenção de assaduras. Junto com a versão Baby, veio da Bayer a promessa de lançamento da versão Derma em duas versões, solução e pomada, sendo a pomada indicada para cicatrização, lábios, unhas e cutículas, áreas ressecadas, etc. Já que a nova versão seria lançada em breve, e cada tubo de Bepantol dura uma eternidade, resolvi aguardar pelo lançamento dessa versão Derma em pomada antes de renovar meu estoque.

Hoje, após muito procurar, finalmente o encontrei na Drogasil, e levei um susto com o preço: R$21,50 por 20g. Para efeito de comparação, o Baby custava R$11,99 por 30g. Poxa, vem 2/3 do original e custa quase duas vezes mais? O que tem de tão diferente? Peguei o Derma e fui comparar lado a lado com a versão Baby para ver a fórmula dos dois. Vamos lá:

(Obs: corrigi os preços nesta parte, estavam invertidos.)

Bepanto Baby (30g, R$11,99) :

“Aqua, lanolin, paraffinum liquidum, petrolatum, panthenol, prunus amygdalus dulcis oil, cera alba, cetyl alcohol, stearyl alcohol, ozokerite, glyceryl oleate e lanolin alcohol.”

Bepantol Derma (20g, R$21,50):

“Aqua, lanolin, paraffinum liquidum, petrolatum, panthenol, prunus amygdalus dulcis oil, cera alba, cetyl alcohol, stearyl alcohol, ozokerite, glyceryl oleate e lanolin alcohol.”

Sim, a composição lista exatamente os mesmos ingrediente e na mesma ordem. Como composição escrita igual não representa obrigatoriamente a mesma proporção entre ingredientes, cogitei que talvez a textura do derma fosse melhor, mas como vi aqui, ambos têm a mesma textura melequenta e oleosa. O dexpantenol, que é o ingrediente ativo, se encontra em 5% na versão Baby, concentração essa que é a máxima permitida para este tipo de produto. Pressuponho então que não deve estar presente em maior concentração na versão Derma, aliás, apenas 1% de concentração já seria suficiente para se obter os benefícios do dexpantenol.

A recomendação de evitar o contato com a boca deve ser referente à mucosa bucal, e não aos lábios. Água, lanolina, óleo mineral e vaselina, os componentes majoritários, não causam problema em contato com os lábios. Se houvesse problema, seria com os demais componentes que vêm depois do pantenol na lista. Mas, se o pantenol está presente em 5% no máximo, os demais ingredientes estão presentes numa concentração menor do que isso, portanto, não deve haver uma diferença muito grande entre as duas versões. 

Difícil entender o porquê dos preços tão discrepantes se a fórmula é quase a mesma coisa. Aliás, pode até ser exatamente igual, vai saber?  A única diferença real que eu consigo visualizar é que o Bepantol Baby é registrado como cosmético (não podendo ser expresso na embalagem propriedades terapêuticas) e concorre com Hipoglós e outras pomadas para bebê cujos preços estão na faixa dos 10 reais e podem ser vendidos em qualquer lugar. Já a versão Derma é registrada como medicamento e tem sua venda restrita a farmácias, ficando num lugar separado das pomadas de bebê e aparentemente sem nenhum concorrente na prateleira. Isso explicaria a mesma fórmula ter nomes e indicações de uso diferentes, mas de modo algum justifica um aumento de preço desses.

Pensando melhor, a explicação do aumento de preço deve ser bem simples e atender por uma única palavra: MARKETING.

PS: Mandei um e-mail para o SAC da Bayer (pode ser lido aqui) para ver se eles esclareciam alguma coisa,  no final foi só “embromation”. Não responderam tecnicamente a questão, e ignoraram solenemente a parte em que comentei que os ingredientes são iguais. A impressão que eu fiquei é que o Baby é para bebês e o Derma Creme para adultos pelo seguinte motivo: só porque eles querem.

PS(2): É muito provável que você tenha interesse por este post.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em hidratante, utilidade pública e marcado . Guardar link permanente.

36 respostas para Bepantol: Baby = Derma?

  1. Lanny disse:

    Percebi na hora esta jogada deles, quando vi o Bepantol Derma na loja. Alguém do marketing trabalhou direitinho pra perceber o uso que o Bepantol estava tendo, na propaganda "blog-a-blog", do uso dele na pele, lábios, cabelo… Até a embalagem do Derma é mais cara de cosmético. Achei ridículo, mas compreensível. Eu continuo usando o Bepantol normal, não tem porque pagar mais caro pelo mesmo produto.

  2. Vanessa disse:

    Lanny: pois é, depois de ver aquele preço e a fórmula igual, não tive dúvidas, devolvi o derma e joguei a versão baby na cestinha.

  3. Vanessa, tudo bem?Comprei o solução Derma e amei, é bem menos oleoso e pode se usado nos fios sem enxague. Você pagou barato no seu, aqui na minha cidade eu paguei 21,50 no Derma.Obrigada pela visita no PE.Bjs

  4. Vanessa disse:

    Patricinha esperta: Ops, eu inverti os preços na hora de colocar a comparação, obrigada por me fazer notar este erro, já corrigi. Aqui o Derma também está R$21,50, é o mesmo preço que você pagou.Eu ainda não testei o Derma na versão solução, estou esperando acabar o meu antigo para comprar desse novo.

  5. Rafa Correa disse:

    entao fiz uma tattoo na perna na primeira sessao usei bepantol derma, td blza dali 2 meses fiz outra sessao e usei a baby….. surpresa…. a baby me deu alergia….. achei q era da lamina mas naum era, suspendi o uso da pomada e acabou a alergia…..

  6. Vanessa disse:

    Você voltou a utilizar o a versão derma após ter tido a alergia? A alergia pode aparecer mesmo você tendo utilizado antes sem problema: "A reação alérgica não costuma ocorrer após o primeiro uso do medicamento. Ela ocorre com maior probabilidade a partir da segunda vez que a pessoa entra em contato com o medicamento. Se uma pessoa desenvolve uma reação após o primeiro contato com o medicamento, ela provavelmente já fez uso do mesmo no passado, porém sem ter conhecimento disso." (da internet, sobre reação a medicamentos).

  7. DANI disse:

    Gostei muito do seu post, foi muito esclarecedor, parabéns pelo blog!

  8. Questiana disse:

    Amei tanto esse post que virei fã do blog. Já coloquei nos favoritos e já virei membro… heheh. Vejo muita coisa pela net, mas poucos tem riqueza de detalhes como este. Parabéns e continue assim!!!!!!!!!

  9. vaninha disse:

    Oi Rafa Correa!Tenho dermatite de contato nas mãos e no rosto e não posso usar bepantol baby pois me da alergia,já o bepantol derma é ótimo.Vai entender já que as duas formulas são iguais…

  10. Vanessa disse:

    E você consegue identifcar a diferença entre um e outro, vulgo, o componente chave que lhe dá a alergia?

  11. vaninha disse:

    ainda não identifiquei.mas já pedi pro farmacêutico verificar.Assim que tiver uma resposta te falo.bjs…

  12. Lule disse:

    Meu Deus, Vanessa, você é uma tremenda gatinha. Seu post me foi muito útil. Depois de me mudar para um lugar ensolarado meu lábio tem sentido os sintomas do ressecamento. Nem o Ceralip foi capaz de contê-lo. Resolvi seguir a velha dica da dermatologista quanto ao uso do Roacutan e, ao ler a bula do Bepantol baby, fiquei confuso com o "não toque na boca…". Você resolveu minha dúvida. Valeu!

  13. Vanessa disse:

    De nada! Mas acho Bepantol é muito melequento para ser usado durante o dia, eu usaria ele abundatemente de noite e de dia investiria em outro com sensorial mais agradável, tipo o Nívea Med Protection (o verde) ou outro que lhe agradar.

  14. Gheysa disse:

    Vanessa, estou usando uma pomadinha genérica do Bepantol, o Bepantriz da CIMED, achei baratinho na minha cidade R$ 5,90 e é tao bom quanto o Bepantol! Já vi blogueiras comparando as duas, acho que a fórmula é a mesma.Fica a dica, beijinhus!

  15. Vanessa disse:

    Oi Gheysa!Obrigada pela dica. A concentração de dexantenol em ambos realmente é a mesma, não sei se os excipientes são iguais. Procurei na internet e não encontrei a composição completa da Bepantriz, mas o pessoal que usa ela como substituta, no geral, parece ter gostado. De qualquer forma, é bom saber das alternativas. Eu não tenho preconceito contra cosméticos genéricos, e acho até bom se os produtos similares não forem cópias idênticas. Adoraria encontrar uma pomada de dexpantenol com textura menos melequenta e embalagem com design melhor (meu bepantol sempre fura a embalagem e, nessas embalagens de metal, às vezes você dá uma apertada sem querer e o produto começa a sair sozinho, aí, ou desperdiça produto esperando parar de sair ou bloqueia o fluxo com a tampa e faz meleca).

  16. Priscila disse:

    Olá Vanessa! Amei seu blog, virei fã!! Vc é muito inteligente e detalhista, e eu adoro isso! Eu li seu post sobre a escova progressiva de células tronco da maça (!) e foi muito esclarecedor para mim. Quando eu fui no salão que tem essa progressiva eu ainda não tinha pesquisado muito a respeito das escovas, hj eu sei que se não há formol (como eles adoram dizer) é necessário outro principio ativo para alisar o cabelo. Tive uma decepção com minha última cabeleleira… Eu fiz uma escova de argan sem formol que dps de 1 mês já estava beeem diferente do primeiro dia, e tb não perguntei qual era o principio ativo. Ontem mandei um sms pra ela e perguntei qual era a química usada no lugar do formol e ela desconversou, dizendo que era um tratamento capilar. Aí eu pensei, como eu fui idiota em pagar 150 reais num tratamento capilar? propagando enganosa?? Já não caio mais! Beijos, e obrigada por compartilhar tantas informações! 🙂

  17. Vanessa disse:

    Oi Priscila, seja bem vinda! :)É sempre bom ficar com um pé atrás quando o assunto é "escova", além da Anvisa não fazer seu trabalho direito e liberar muitas dessas escovas como produtos só de hidratação e tratamento, tem ainda certas empresas e profissionais do ramo que dão uma batizada no produto. Tem uma blogueira farmacêutica que fez teste com 5 amostras, incluindo marcas famosinhas, e 3 deram positivo para formol, vulgo, tem que confiar bastante no profissional que vai aplicar e na empresa que produz o produto para reduzir os riscos.Beijos!

  18. OI Vanessa, amei esse post, pois eu vi na internet que Hipoglos+Bepantol+Arovit é um excelente antirrugas e hidratante, fiquei a fim de experimentar essa fórmula em casa, mas na farmácia onde eu compro só tem Bepantol Baby, então posso usar ele como se estivesse usando o Bepantol Derma né? Obrigado pela atenção.

  19. Vanessa disse:

    Oi Julyanna! Na época em que inventaram essa misturinha o Bepantol Derma nem existia, o que existia era um Bepantol "sem sobrenome" que depois virou o Baby. Então, mesmo que houvesse diferença entre as duas versões atuais, a fòrmula da misturinha foi concebida utilizando o que seria a baby hoje.

  20. Oi Vanessa, tudo bem? Parabéns pelo seu blog, bastante esclarecedor, simples, detalhista e coerente. “Cair” nele vasculhando no google sobre a composição química do Bepantol Baby, pois hoje fiz uma tatuagem e precisei usá-lo, já que é o que tenho aqui na minha casa. Então, pelo que entendi, a composição é a mesma, a diferença está nos “sobrenomes” (adorei isso!rsrs…) e no markentig, afinal somos de um mundo capitalista e, sendo brasileiros, nem todos questionam o que lhes é oferecido no mercado. Adorei sua forma de expressão e te animo a continuar escrevendo. Vou seguir seu blog. Que Deus continue te dando muita sabedoria pra escrever e esclarecer dúvidas. Um forte abraço.

  21. Susu disse:

    Bepantriz vem numa bisnaga daquelas plásticas, e gostei mais da textura dela do que da atual Bepantol Baby.

  22. Só tenho duas palavras p vc: Muito obrigada !!
    Estava atrás dessa resposta e não encontrava em lugar algum algo convincente.
    Ganhou uma fã ! rs

    Abraços,

    Valéria.

  23. Vanessa disse:

    É Emilene, só no Brasil tem essa coisa de Baby e Derma. Infelizmente somos sujeitos a esse tipo de coisa, mas tem outras empresas que usam a mesma pratica de mudar o nome do produto e usar a mesma fórmula, não só no ramo de cosméticos.

  24. Vanessa disse:

    Valéria: De nada! Espero ter sido útil. Abraços!

  25. Vanessa disse:

    Susu: opa, bom saber! Vai demorar para acabar a minha baby, mas quando acabar provavelmente darei uma chance à essa outra marca se encontrá-la.

  26. Glébia Karla disse:

    Tenhi os labios mt ressecados e vi q o bepantol eh mt bom.Soh q eu encontrei apenas o baby e n tinha lido q n era p passar nos labios,detalhe:ja tinha passado,depois q li q n era p passar fiquei desesperada.Posso usar o baby nos labios normalmente?Obg

  27. Vanessa disse:

    Oi Glébia Karla,
    Como os produtos têm a mesma composição, não há razão (além de marketing) para indicações diferentes. Pode passar sim, se você tiver alguma sensibilidade ao produto o resultado seria o mesmo que se utilizasse a outra versão.

  28. Ader Moreira disse:

    fiz uma tatoo e queria saber se tem diferença uma da outra a bepantol baby e a derma? se tiver qual a melhor ou mais indicada para usar…. obrigado

  29. Vanessa disse:

    Oi Ader,
    ambos osprodutos são iguais, então tanto faz usar um ou outro.
    Abraços

  30. olá vanessa….gostaria de saber se a mistura dee bepantol com hirudoid é bom para passar em redor do olho tdo pois minhas olheiras são em volta deles….me ajude por favor..obrigada

  31. Vanessa disse:

    Oi Rosilda,
    eu nunca tinha ouvido falar nesse uso, mas dei uma pesquisada e eu particularmente não usaria. O Bepantol só hidrataria, não atacaria nenhuma causa de olheira. O hirudoid eu nunca tinha ouvido falar, mas olhando a bula do produto e pelo que eu conversei com o Pedro (blog East to west skincare) e a Meire (blog Salada Médica) no máximo poderia dar algum efeito em olheiras causadas por inchaço ou por fragilidade e quebra vascular, que são casos raros (olheiras podem ter várias causas, cada um requer um tratamento mais adequado).
    Se ainda assim resolver usar é por sua conta e risco, já que na bula do hirudoid tem o aviso de não ser recomendado na área dos olhos e como você passaria por todo o contorno dos olhos, pode correr o risco do produto escorrer para os olhos.
    Abraços

  32. Music Fan disse:

    Olá Vanessa, parabéns por este Blog super informativo e muito útil! Sobre o Bepantol Derma, tb escrevi para o SAC da Bayer. Mencionei o aumento do preço numa embalagem menor e reclamei que a um leve toque dos dedos a nova embalagem solta o creme. Chegaram a trocar depois de perguntarem qual a posição em que eu guardava o produto!!! Enfim, também não entendi o propósito de uma indústria tão séria. Muito grata. Suas informações são valiosas. Feliz 2014! abs,

  33. Vanessa disse:

    Oi Music Fan, obrigada!
    As embalagens de metal sempre me incomodaram por não serem flexíveis e quando você apertava demais por engano o produto ficava saindo mesmo quando você já tinha retirado a quantidade que queria, o que acabava desperdiçando e melecando a tampa. Não cheguei a experimentar a nova embalagem, achei que ela seria melhor.
    Eu não tenho mas paciência com SACs nacionais. Mesmo em grandes empresas, a maioria só serve para trocar o produto em caso de reclamação (alguns nem isso fazem). No caso de SAC por e-mail, ou te ignoram ou quem responde parece sofrer de grave problema de interpretação de texto, não conseguindo responder direito a simples perguntas ou dando respostas tortas e evasivas.
    Beijos

  34. José Ricardo disse:

    Vanessa, muito obrigado pelas informações. Mesmo postadas em 2012, me foram úteis agora.

Deixe um comentário

