Demaquilante bifásico caseiro

Faz algum tempo que eu usava óleo mineral seguido por uma lavagem com shampoo Jonhson’s Baby para retirar a maquiagem dos olhos (mais especificamente, máscara à prova d’água Colossal ou The Falsies), mas de vez em quando dava preguiça de fazer o procedimento duplo e eu usava lenços demaquilantes da Nívea. Até tenho um demaquilante da Clean and Clear que também retira  totalmente a maquiagem dos olhos, mas não é tão eficiente quanto o óleo e eu sempre preciso enxaguar o olho depois.

Depois que meu lenço acabou, pensei em investir num demaquilante bifásico, mais especificamente o da Nívea, que costuma ser bem avaliado nessas resenhas. Mas como desde que terminei meu mestrado sou uma desempregada (e é esta a razão de eu estar me dedicando mais ao blog atualmente), estou em numa fase de contenção de despesas. Resolvi então colocar em prática uma idéia que eu já vi em vários lugares, que é a de fazer meu próprio demaquilante.

Acabei fazendo a seguinte fórmula:

  • 1/3 óleo mineral
  • 2/3 soro fisiológico.
  • Shampoo de bebê à gosto

Tem quem use água mineral, mas a durabilidade da mistura fica comprometida. O óleo mineral foi minha escolha por ser barato e já ser tradicional nos demaquilantes bifásicos, ou seja, é compatível com a região. Geralmente se usa 50% de óleo, mas eu resolvi iniciar com pouco e ir aumentando aos poucos se necessário para não ter um produto tão oleoso no final.  O pessoal costuma usar o óleo mineral da Johnson’s Baby, mas óleo mineral de farmácia é tudo igual. Comprei um frasco de 100 mL por R$2,95 da marca Farmax (o da Johnson custa mais de 16 reais e vem 200 mL). Achei interessante que só o óleo mineral da Johnson & Johnson estava sendo vendido por esse nome, nos frascos menores só encontrei este componente por outras denominações. Vaselina líquida, óleo de vaselina, óleo mineral, é tudo a mesma coisa (leia a atualização ao final do post), mas nem todo mundo sabe. Nem o funcionário da farmácia soube me informar com certeza essa informação quando questionado, teve que consultar a farmacêutica.

Eu acabei adicionando uma quantidade de shampoo de bebê na mistura, achando que ele talvez fosse agir como emulsificante e também deixar uma sensação menos oleosa. Como a quantidade de shampoo foi muito pequena, nem chegando a cobrir direito o fundo do recipiente, acabou formando uma fase líquida e uma óleo-espuma. Não é muito bonito, como se vê na foto abaixo, mas desde que funcione, tá valendo.

Produto com fases separadas.


Para não formar muita espuma, agite levemente com movimentos circulares ao invés de chacoalhar.
Vai ficar igual à foto, uma solução homogênea temporariamente.

Enfim, testei a solução e tive um resultado agradável. A sombra saiu facilmente com duas passadas de algodão, o rímel demorou um pouco mais, mas foi totalmente eliminado. Nas fotos abaixo, um antes e depois. Utilizei dois discos de algodão, um para limpar o grosso (até saturar) e outro para finalizar. Não precisei encharcar o algodão com a solução para obter este resultado. Também não irritou o olho. O que eu mais gostei foi que, após terminar de limpar, não senti a necessidade de lavar depois. A foto do depois foi tirada logo após o uso do produto, dá pra ver que não ficou oleoso? Eu achei que ficaria oleoso pelo toque da mistura, mas como usei pouco produto (e talvez pela adição do shampoo de bebê), ficou pouco resquício de óleo e o toque da pele era como se eu tivesse passado um creminho leve. Acho que nunca terei coragem de gastar uma fortuna num Bi-facil com algo tão barato e eficiente quanto  esse demaquilante.

Olho com maquiagem completa: sombra, delineador , lápis à prova d’água, rímel à prova d’água.

Olho após o uso do demaquilante caseiro.

“Mas você usou óleo mineral, não é ruim deixar ele na pele entupindo os poros?”

Óleo mineral não é comedogênico, ou seja, não entope poros e não vai causa acne e cravos. Numa escala de comedogenicidade que vai de 0 a 5, o óleo mineral é zero (o menor valor indica a menor chance de entupir os poros). Essa questão de tratar o óleo mineral como vilão da pele é um dos mitos mais comuns que vejo por aí, estou até preparando um post bem detalhado a respeito desse assunto.

Atualização (14/01/2012):

Acho interessante comentar: a durabilidade usando o soro fisiológico não será muito longa, já que a recomendação na embalagem dele diz que é para utilizar o produto em uma quantidade X (não me lembro) de dias após aberto e conservar em geladeira. Assim sendo, é bom fazer a mistura em menor quantidade. ou guardar em geladeira. Eu usei a água boricada por não vir com esse tipo de recomendação na embalagem, além de ser utilizada como antisséptico e vir adicionada de conservante. No entanto, como eu não sei a estabilidade dela com ingredientes do shampoo, acho melhor não recomendar.

Atualização (27/01/2012):

A Lanny do blog Põe um Batonzinho testou esta receita e aprovou (leia o depoimento dela aqui).

Atualização (22/03/2012):

Depois de algumas buscas estranhas que caíram no meu blog, acho bom esclarecer melhor a questão do “óleo mineral é tudo a mesma coisa”. Neste caso, me referi àqueles vendidos na farmácia, de uso cosmético/medicinal. Podem ter vários tipos de óleo mineral dependendo da pureza e dispersão de tamanho de cadeia dos alcanos presentes, mas os de farmácia são semelhantes entre si. Não me vá querer economizar usando óleo mineral de grau técnico, utilizado para refrigeração, lubrificação, isolamento e outras funções não relacionadas ao uso em humanos, e depois reclamar que deu irritação.

Anúncios

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Demaquilante, DIY, limpeza, olhos e marcado . Guardar link permanente.

23 respostas para Demaquilante bifásico caseiro

  1. Lanny disse:

    Eu fiz sua receitinha do demaquilante e adorei! Tava tendo problemas em tirar o rimel telescopic, mas com ele funcionou bem! 🙂

  2. Vanessa disse:

    Lanny: que bom que deu certo! Eu estava pensando nessa mistura faz algum tempo, mas só agora resolvi botar em prática e ver no que dava.

  3. Dá para fazer um óleo de limpeza enxaguável em água em casa. :)Vais precisar apenas do óleo da tua preferência (meu preferido é o mineral) e polisorbato-80. Polisorbato-80 é um emulsificante de uso alimentício, encontras em casas de matérias primas para panificadoras (acho). Geralmente mistura-se 80% de óleo e 20% de polisorbato-80. Se tiveres pele oleosa, podes adicionar mais emulsificante. Caso contrário, menos. O emulsificante vai fazer com que não fique nenhum resíduo de óleo na pele (dependendo da quantidade usada). Feita a mistura, é só massagear na pele seca e com as mãos secas. Após isso, massagear com a ponta dos dedos molhadas. E enxaguar!

  4. Vanessa disse:

    Que dica boa! Pena que faz tempo que eu estou procurando um emulsificante alimentício (queria tentar fazer sorvete em casa e precisava dele) e não consigo encontrar, nem perto de casa em São Paulo ou em Campinas eu achei alguma loja especializada que vendesse ele. :(Tentarei fazer essa receita se algum dia encontrar.

  5. Rita disse:

    Vanessa, tudo bem? Sou maquiadora e há muitos anos receito o uso de óleo mineral para retirar a maquiagem, graças ao seu poder de emoliência com os pigmentos mais fortes. Principalmente quem faz uso de demaquialnte todo santo dia merece esse carinho. Adorei sua receita e vou experimentar os produtos juntos, já que também faço os dois procedimentos à parte, óleo e shampoo. Obrigada pela dica! Beijos!

  6. Vanessa disse:

    De nada Rita, espero que goste do resultado!

  7. Jailma disse:

    Olá gente fiz o meu demaquilante, ficou melhor do que o da natura.Paguei uma fortuna pelo da natura, mas agora não vou precisar mais.Eu tirei o shampoo e coloquei umas gotas de vitamina E, que é ótimo para pele e evita o envelhecimento.heheheheEu só tenho a agradecer por encontrar na net pessoas criativas. Ah eu sem querer encontrei esse video http://www.youtube.com/watch?v=yH2-Z1pd7jk essa menina foi quem me motivou a fazer o demaqulante ai fui pesquisar e encontrei esse blog. bjssssssssssbjsssssss

  8. Vanessa disse:

    Oi Jailma, que bom que gostou da receita e compartilhou a experiência. Demaquilante definitivamente não é algo com o qual devemos gastar horrores, vejo muitas pessoas gastando em demaquilantes oil-free e reclamando que não acham eficiente quando na verdade o óleo é o removedor mais eficiente para maquiagens à prova d'água.

  9. Roberta disse:

    Meninas me lembrando d uma receita p peles acneicas( 50% agua destilada e 50%alcool d cereais c uma pedrinha d canfora) pensei em usar agua destilada c o oleo. N entendi o shampoo?!??Bj roberta

  10. Vanessa disse:

    Oi Roberta,Eu sugeri a solução fisiológica por ter composição compatível com os olhos. mas não tem problema nenhum água destilada. De qualquer forma, com ambos tem que tomar o cuidado de fazer pouca quantidade por vez, já que não foi adicionado conservante e é um negócio que vai no olho, então tem que ter cuidados redobrados.O surfactante do xampu por si só já ajuda na remoção da maquiagem se ela não for à prova d'água (eu usava só xampu de bebê e água quando não tinha máscara waterproof para ser removida, tirava tudo). Como água e óleo mineral são imiscíveis, nem agitando muito forma emulsão, eu adicionei o xampu de bebê(bem dissolvido) para que a mistura água-óleo fique razoavelmente uniforme um tempo um pouco mais prolongado. Também ajudar a eliminar o óleo na hora de passar o algodão e não ficar com residual oleoso no final. Mas se você se der bem sem ele ok, ele não é algo indispensável.

  11. Ami_Shirou disse:

    Oi Vanessa. e se no lugar do óleo mineral eu colocar azeite? Será que traz algum benefício hidratante pra pele? (se bem que depois eu lavaria com sabonete mesmo =/, e minha pele é mista). O que vc acha do azeite? Adorei saber que óleo mineral não faz mal. Só o que vejo por aí é o povo dizendo que dá cravo e eu tinha comprado um creme caro sa skin79 e fiquei depre pq li q ele tem mineral oil, mas agora estou feliz rsrs. Bjo!

  12. Vanessa disse:

    Oi Ami_Shirou,Dá para fazer o demaquilante bifásico com o azeite (no youtube tem gente ensinando a fazer isso), mas eu particularmente gosto mais do óleo mineral por achá-lo mais leve e, misturado com água, ser um meio menos propício à proliferação de contaminantes (como bactérias ou fungos) do que com óleos vegetais.Tem gente que demaquila com azeite mas não lava depois, só absorve o excesso de óleo com um lencinho. Neste caso, ele seria hidratante.Eu já tentei fazer isso, mas acho o azeite meio pesado. Se quiser aproveitar o efeito hidratante, eu retiraria o xampu e usaria só a mistura azeite e água, sem lavar depois.Esse negócio do óleo mineral entupir os poros e fazer mal só porque é derivado de petróleo é um dos maiores mitos que existem. Existe uma pesquisa que mostra que óleo mineral pode fazer mal se tiver algumas substâncias, mas o grau de pureza utilizado é tão alto que os riscos indicados nessa pesquisa não são aplicáveis. As pesquisas antigas que indicavam que ele seria comedogênico foram realizadas com uma metodologia falha (orelha de coelho), as utilizadas com metodologia mais atualizada refutam os resultados dessas pesquisas antigas e garantem a segurança tanto quanto com relação a uma suposta toxicidade quanto com relação à potencial de irritação e entupimento de poros.

  13. Ellen disse:

    Vanessa aonde encontro o óleo mineral? quanto custa em media?bjkas

  14. Ellen disse:

    disfarça fui desesperada e não vi que encontra em farmácia e o preço,kk,mas tem q pedir lá pro farmacêutico aonde fica os remédios,ou tem na prateleiras com outros produtos?sou estabanada,kk

  15. Vanessa disse:

    Fica nas prateleiras mesmo, geralmente naquela seção com óleo de rícino, água boricada, violeta genciana, etc., vulgo, seção dos frasquinhos.

  16. Ami_Shirou disse:

    Oi Vanessa, obrigada pela resposta ^^ (eu enviei a mesma pergunta de novo, nao lembrava q ja tinha perguntado, sorry…)Adorei a receitinha. Acho que vou fazer com o óleo mineral mesmo, não vou fazer com azeite nao.Bjo!

  17. Vanessa disse:

    Farmacêutica e Vaidosa, espero que funcione bem para você.Beijos!

  18. Oi Vanessa!! Eu testei, adorei, passei a receitinha no meu blog usando suas informaçoes e te citei lá, dando seus créditos ^^
    http://omgdiying.blogspot.com.br/2013/10/sobre-demaquilante-bifasico-caseiro.html
    Se tiver algum problema, me avisa que eu retiro as informações, tá? Adoro seu blog. Beijos

  19. Vanessa disse:

    Oi Victória!
    Pode divulgar sem problemas.
    Beijos!

  20. Rebeca disse:

    Adorei esse desmaquilhante, funcionou mesmo muito bem! Encontrei também esta maneira de fazer:http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-um-demaquilante-de-olhos-bifasico-24552.html, bastante boa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s