Post rabugento

Ultimamente, tem muita gente reclamando que os blogs de beleza andam chatos: é muito publieditorial,  blogueira vendida fazendo publicidade disfarçada, panelinhas, busca de status, etc. Vou reclamar de algo que anda me incomodando também, que são os sorteios.

No começo, sorteios em blogs eram uma coisa legal, era como se o blog estivesse valorizando seus leitores e dando um presente para eles. Depois de um tempo, quando blog passou a ser um negócio, sinto que os sorteios perderam aquele papel legal e passaram a ser um meio de arrecadar seguidores e, assim, ter mais poder de barganha com as empresas “parceiras”.

Atualmente, sorteio virou negócio, inserido num círculo vicioso: faço sorteios para arrecadar seguidores, com este seguidores tenho mais poder de barganha para pedir algo da empresa X para sortear entre meus leitores (e muitas vezes receber uma graninha boa), com este sorteio arrecado mais seguidores e por aí vai. Aliás, quantidade de seguidores virou algo banalizado, tem muita gente que segue blog só por causa de um sorteio específico e depois esquece que o blog existe.

Não acho injusto quem impõe seguir o blog como critério para validação da participação, afinal, deve ser meio chato premiar alguém que você nem sabe quem é e parece não ter vínculo com o blog (como leitores invisíveis como eu, que leio uma porrada de blogs diariamente e eles nem sabem de minha existência). No entanto, acho que, se a pessoa quer presentear seus leitores fiéis, não precisa fazer divulgação em tudo quanto é blog que abre um espaço para a divulgação de sorteios, parece desespero. Comentário spam de sorteio então, nem se fala né? #vergonha alheia

Toda essa reclamação é para dizer que sou contra sorteios? Não. Seria cinismo de minha parte dizer que sou, já que participo deles quando acho o prêmio legal, não dá muito trabalho e eu costumo acompanhar o blog. Sim, acompanhar, pois de nada adianta participar de algo, ser sorteada e nem saber que ganhou, né? E acho que, sim, alguns blogs ainda seguem o propósito inicial, que é o de simplesmente agradar a leitora.

Cada um tem o direito de profissionalizar seu blog, ganhar dinheiro com ele e arrecadar leitores do jeito que quiser. Porém, não vou negar: como leitora, tenho achado um porre entrar no meu leitor de feeds e constatar que a proporção de posts de sorteios (ou resultados de sorteios) em relação aos posts  normais é cada vez maior. 

E para ser franca, a razão de eu estar rabugenta hoje foi entrar no Google Reader e ver isso:

É ou não é para ficar indignada constatar que tem blog que há 15 dias praticamente não posta mais nada além de sorteio? Que seja aniversário do blog, não custava nada um equilíbrio melhor entre posts de sorteio e conteúdo original.

Desses 18 posts: 14 são sorteios, 1 aviso de nova colaboradora, 2 links para posts em outro site da panelinha e um post original misturado com publicidade. Legal né?

Bom senso é fundamental, pena que tenha gente que perdeu a noção e o que era para ser bacana virou um saco.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em mau-humor e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Post rabugento

  1. Lanny disse:

    Meu Deus!! Você tirou as palavras que estavam engasgadas na garganta há séculos! Também percebi isso de um aumento absurdo de sorteios, pedindo (implorando) seguidores… acho isso vergonha alheia demais! Confesso que já segui um blog só por causa do prêmio (um blackberry, pelo menos!), até tentei ler o blog por um tempo, mas achei chato demais! Cara, adorei o blog que vc indicou aqui (Shame on you, blogueira!).. vou me acabar!! 😀 Beijos!

  2. Vanessa disse:

    Eu acompanho essa onde de sorteios desde o começo, no começo achava o máximo, mas a coisa anda meio fora de controle. Eu concordo com muita coisa que é mostrada nesse blog cujos links indiquei, mas às vezes acho que eles praticam muita agressão gratuita.

Deixe um comentário

