L’Occitane – primeiras impressões

Não sei se se lembram, faz um tempo fiz um post avisando de uma promoção no Facebook da L’Occitane que dava uma miniatura de creme para as mãos (10 mL) para quem curtisse a página deles no Facebook.

Recebi o retorno deles por e-mail no dia 10 de Fevereiro, veio um cupom para retirada do brinde a partir do dia 17 e um desconto de 15% válido para a ocasião de retirada do brinde.

Bem, fui lá retirar o brinde na loja do Shopping D. Pedro de Campinas. Pra ser sincera, eu queria mesmo a miniatura da linha Flor de Cerejeira, mas só tinha o de Karité. Como era de se esperar, a vendedora ficou empurrando outros produtos insistindo que eu não poderia deixar de aproveitar os incríveis 15% de desconto. Apesar de ficar meio de saco cheio da insistência da vendedora, eu queria conhecer mais da marca e acabei levando mais dois produtos baratinhos: um sabonete em barra Fleur Chérie (R$16,00) e uma miniatura de xampu e condicionador da linha Citrus Verbena (R$5,00).

Apesar do pouco tempo de uso, acho que já deu para ter uma opinião formada sobre cada um deles, vamos lá.

Creme de mãos Manteiga de Karité

Ao contrário da maioria dos produtos da loja, absurdamente cheirosos*, o cheiro desse não tem nada de mais, se não tivesse lido a fórmula até acreditaria que não fora adicionada fragrância de tão suave. A concentração de manteiga de karité é bem alta, 20% segundo consta no rótulo. Os 4 componente em maior abundância são água, manteiga de Karité, glicerina e dimeticone. Além desses, a fórmula é cheia de produtos de origem natural, como óleo de semente de linhaça, mel, óleo de amêndoas doces, óleo de girassol, óleo de coco, dentre outros extratos naturais.

Como hidratante, não tenha dúvidas de que funciona. Quem quiser reforçar a hidratação nas cutículas com ela, é uma boa. A textura é ótima: grossa mas espalha fácil, não deixando a mão melecada ou com sensação oleosa.

E rende bem, os 10 mL da miniatura vão durar bastante.

Sabonete Fleur Chérie 75g (barra)

Sabonete Fleur Chérie

Esse sabonete eu comprei porque queria algo cheiroso da loja sem gastar muito e pela curiosidade de testar algo da marca. Na hora do banho o cheiro é forte, mas não senti que ele dura muito tempo pós-banho (ou ele fica fraco, ando com o nariz ruim esses dias e não posso dizer com certeza).

Com relação à limpeza, ela é suave e dá para notar a diferença entre usar ele e um sabonete tradicional.
Não que seja algo para me orgulhar, mas eu não consegui inserir em minha rotina o uso de hidratante corporal. Para piorar, e eu ainda abuso do chuveiro com água quente, então, minha pele do corpo é seca.
Com o uso deste sabonete, eu percebo que a pele anda menos ressecada, com um toque diferente. Não é a mesma coisa que usar um sabonete comum, com certeza. Mas também está longe de ser a mesma coisa que passar um hidratante, no entanto, é ajuda para os mais preguiçosos.

Vale ressaltar: jamais use ele no rosto, nem na emergência. Faz algum tempo que eu andava com a pele do rosto bem controlada, nem me lembrava mais da última espinha e a única coisa que me incomodava mesmo eram os cravinhos do nariz, que para mim são eternos. Eu estava fora de casa e havia esquecido o sabonete para o rosto, na empolgação com o cheiro maravilhoso desse sabonete, acabei usando ele para lavar o rosto. Fiz isso uma única vez. Resultado: acordei no dia seguinte com duas espinhas grandes e 3 pequenas. Não tenho dúvidas de que foi por causa desse sabonete, sempre que dá esses surtos na minha pele é porque eu usei algo novo ou diferente no dia anterior.

Shampoo e Condicionador Citrus Verbena

Kit de miniaturas (após 4 lavagens)

Esse me foi empurrado no caixa, estava eu prestes a pagar quando a vendedora me oferece um saquinho com duas miniaturas de shampoo e condicionador por apenas 5 reais. Como resistir? Levei e me arrependi.

Como é miniatura, dá dó de usar (#pobre), e eu usei uma quantidade bem menor do que uso normalmente. Lavei uma vez e senti que limpou sem ressecar o cabelo. Lavei pela segunda vez como de costume e gostei muito do que senti: cabelo limpo e suave. Sabe aquela aspereza deixada por alguns shampoos? Esse não deixa, e mesmo assim dá para sentir que está limpo, sem aquele peso deixado por alguns shampoos de tratamento.

Passei então ao condicionador: mesmo procedimento mão de vaca do shampoo, passei com moderação. No começo não botei muita fé nele, até por causa da economia de produto utilizado, mas na hora de enxaguar, a maravilha: é fácil de ser enxaguado, o cabelo ficou totalmente desembaraçado e a sensação final de leveza é muito boa.

E o cheiro que ficou o banheiro? Essa linha Citrus Verbena tem um cheiro de mato muito bom, e até que ficou um bom tempo no cabelo.

Tenho que citar duas coisas que acho relevantes: fui dormir duas vezes com o cabelo molhado após lavar com essa linha e o cabelo acordou comportado, meu namorado até brincou falando que eu parecia personagem de novela, que acorda com o cabelo pronto. Fugindo um pouco da rotina de lavar ele todo dia, ontem não lavei, o resultado: meu cabelo ainda se encontra bem digno.

Dá até desânimo voltar a usar outros shampoos e condicionadores depois de usar essa linha.

Leitor: “Mas você não disse que tinha se arrependido de ter comprado esses produtos?

Sim, me arrependi não pelo dinheiro gasto, mas porque me apaixonei e fui ver depois que ele custa “apenas” R$58,00 o shampoo e R$62,00 o condicionador, ambos de 250 mL. Agora estou com coceira nas mãos de vontade de comprar mas não estou podendo fazer esses gastos ainda.

Mas considerando que a amostra com 30 mL de shampoo e 30 mL de condicionador custou 5 reais, não seria mau negócio voltar lá e comprar uns 10 pacotinhos desse kit de miniaturas. Com 50 reais, eu levaria 300 mL de shampoo e 300 mL de condicionador. Hum… acho que vou voltar pro shopping e fazer um rapa dessas miniaturas.

Apenas por curiosidade, o shampoo não usa Lauril Solfato de Sódio, usa uma combinação de Dissodium Laureth Sulfosuccinate e TEA-Lauryl Sulfate como surfactantes. Pelo menos não é uma das marcas que vendem shampoo caro usando o mesmo surfactante que as marcas mais baratas.

*As lojas são sempre bem perfumadas para dar o clima da Provence. Eu acho interessante que, nas duas vezes que eu entrei fui numa Loja L’Occitane, tinha alguma abelha passeando por lá mas não nas lojas vizinhas. Morri de medo de levar picada nessa ultima visita.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em cabelos, hidratante, limpeza e marcado , , . Guardar link permanente.

9 respostas para L’Occitane – primeiras impressões

  1. Lanny disse:

    Usei esta a amostra deste hidratente porque veio numa revista, mas na versão "rosas". É cheiroso demais! Acho a L'occitane cara demais… acho tudo cheiroso, mas morro de pena de gastar tanto 😦

  2. Vanessa disse:

    Eu acho demais os cheiros da L'occitane, mas realmente, o preço me impede de ser feliz e comprar mais vezes por lá.

  3. Priscila L . disse:

    A L'occitane tem muitos produtos convidativos, uma pena que os preços não caibam sempre no meu bolso! Ainda não usei nenhum dos que experimentou, mas fiquei curiosa com o shampoo e condicionador =D

  4. Vanessa disse:

    Concordo com você, penas que os preços não ajudam, senão teria faria a festa na loja. 🙂

  5. karina fukuda disse:

    Van, eu fui lá na loja do D. Pedro no dia seguinte que vc me contou sobre as amostras de xampu verbena. Fui disposta a comprar umas 10 unidades pela lógica do preço x volume, entretanto a moça da loja avisou que se tratou de uma edição limitada, já tinha acabado e não tinha previsão de retorno. Eu fiquei com tanta raiva que não comprei nada e fui embora. O que me deu mais desgosto foi ver que as miniaturas de xampu que haviam lá (30 mL, se não me engano) custavam 15 reais cada, e mais 15 do condicionador. Dei meia volta e fui na Spasso comprar a linha da Dove Óleo de Argan.

  6. Vanessa disse:

    Era bom demais para ser verdade… E que superfaturadas essas miniatura, credo!Estou pensando em testar essa linha da Dove, testei só o shampoo uma vez e me pareceu interessante, não deixou o cabelo oleoso como eu imaginava.

  7. Requintoza disse:

    Oi Vanessa Sou de Campinas vc é daqui cmprei também algumas miniaturas da L'Occitane para experoentar mais foi através do site deles nem saba que tinha lojinha aqui no shoping dom pedro, gostei do seu post e ri mto com vc nma hora que disse que ficou com raiva pq gostou mais preço não agradou rsrsr da muita raiva mesmo e ao mesmo tempo uma vontande louca de ter neh sei como é isso… adorei seu blog tem facebook me manda bjs

  8. Vanessa disse:

    Oi Requintoza, não gosto de deixar esse tipode informação pessoal pública, mas mande um e-mail para pontodiscrepante@gmail.com que eu te passo. Eu não sou de Campinas, fiz o mestrado e faculdade nesta cidade mas a ainda frequento regularmente.
    Beijos!

  9. Maria da Penha E.Silva disse:

    Obrigada pelas publicações.Estou fora.Valeu.

Deixe um comentário

