Depilação com lâmina: dica

Eu faço depilação na perna com lâmina, não consigo me adaptar à cera. Mesmo que a freqüência da manutenção seja menor, a idéia de que precisa deixar crescer num certo comprimento antes de fazer a aplicação da cera me dá certo desânimo. Porque, né, pêlo preto numa perna branquela (minha situação) é uma coisa que não passa tão despercebido. E a estética dos pêlos descoloridos não me agrada muito.

No Brasil, o único produto para depilação com lâmina voltado para o público feminino era o Gillette Satin Care. O produto era ótimo: era um gel verde de cheiro suave que, aplicado na pele úmida, fazia uma espuma bem densa e abundante, facilitava o deslizar da lâmina e ainda evitava o ressecamento. Por causa dessa espuma densa, dava para identificar direitinho onde a lâmina já havia passado e assim evitar passar novamente,ou seja, evitava a agressão desnecessária à pele. O preço não era muito amigo, no entanto, era a única opção da categoria voltada a esse público e a qualidade era excelente. Infelizmente, enquanto no exterior existem diversas versões desse produto, inclusive para peles sensíveis, parece que o produto deixou de ser vendido no Brasil nesses últimos meses, já que sumiu tanto das prateleiras quanto das lojas virtuais.

A carência no mercado é tanta que aquele sabonete para barbear da Granado que não tem nada de mais virou hit*. Eu sei de muita gente que faz uso de lâmina e acaba se virando com sabonete. Ou reaproveita condicionador que não deu muito certo para essa função. Quem não curte tanto improviso, acaba importando produtos que cumpram a função. Tirando o extinto Satin Care, acho que só cheguei a ver um produto voltado para o público feminino, fabricado por umas dessas marcas de produtos para depilação. Infelizmente, só cheguei a vê-lo uma vez.

Mesmo o mercado se esquecendo do público feminino, não sei porque tantas mulheres se esquecem da opção mais óbvia: espuma de barbear. Tirando o perfume, voltado para o público masculino, quer coisa mais adequada?

Para começar, o produto é desenvolvido para ser utilizado na pele do rosto, que é muito mais sensível do que a pele da perna. Segundo, esse produto é indicado para ajudar no barbear, atividade que, comparada com a depilação de perna, é realizada com bem mais freqüência e é mais complexa. Digo isso pois os pêlos da barba crescem para diversas direções e o rosto possui ângulos mais fechados (principalmente quando se passa do rosto para o pescoço) do que uma perna. Se um produto é indicado para barbear, é lógico que é indicado para depilação com lâmina na perna, braço, axila ou onde você quiser.

Além disso, como homem não tem o costume de gastar com muitos produtos de beleza, mas barbear é uma necessidade, estes se dispõem a gastar mais por um produto melhor e as empresas são incentivadas a investir na pesquisa e no desenvolvimento desses produtos de modo a tornar o barbear uma tarefa menos agressiva. A Gillette por exemplo, se só para o desenvolvimento do Gillette Mach 3 foram gastos 1 bilhão de dólares, dá para imaginar que eles devem investir também nos demais itens da linha de barbear.

Então, na minha opinião, para as adeptas da depilação com lâmina, qualquer espuma ou gel de barbear por aí, em minha opinião, é mais adequado para a depilação com lâmina do que sabonete, condicionador ou outra gambiarra. Apesar do gel não ser muito barato, tem espumas baratinhas (aquelas que vêm num tubo igual ao de pasta de dente) por aí que não abrem rombo no orçamento de ninguém. E sua pele agradece.

Opção barata: menos de 4 reais

Opção “luxo”: 22 reais. Tem até teflon na fórmula para deslizar melhor.

*Sobre o sabonete de barbear da Granado: eu cheguei a comprar, mas fiquei decepcionada, talvez por ter expectativa muito alta pelo que lia na internet. Facilita o deslizar e possui ingredientes umectantes em sua composição, no entanto, não achei que tenha feito nada que eu não tivesse obtido com outros sabonetes. Dizem que reduz a irritação, mas eu não tenho esse problema e não pude comprovar. Enquanto algumas blogueiras declararam paixão, eu deixei ele de lado e uso só quando lembro. Também acho a espuma dele muito rala para a função a que se propõe. Sei lá né, quando eu penso em barbear, logo penso naquela espuma abundante cobrindo a cara do homem e a espuma dele é muito rala pro meu gosto (Gillette Satin Care, que saudades de você).

Atualização (02/04/2012): O Gilete Satin Care apareceu numa Glossy Box recentemente, então, pelo que parece, ele ainda é vendido. Mas continuo não o encontrando para comprar.

Atualização (06/10/2012): No blog Beauty Brains, neste post, é confirmado que os cremes de barbear e os para depilação com lâmina possuem a mesma base, variando apenas os ingredientes que alteram o sensorial.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Depilação. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Depilação com lâmina: dica

  1. Eu cheguei a comprar o Satin Care, mas irritou muito minha pele, ficava toda embolotada depois de passar a lâmina :/ só uso o sabonete antisséptico da granado pra esse fim, que acaba ressecando a pele. Vou comprar um creme de barbear (será que tem pra peles sensíveis?), bom… se não der certo pelo menos meu marido usa!bj!

  2. Vanessa disse:

    Será que você não teve alergia a nenhum dos componentes? Nesse caso, é melhor evitar aqueles em gel (tipo o satin care), pode ser que o ingrediente que irritou também esteja presente e vá causar o mesmo problema.

  3. Adriana Prado disse:

    Nunca procurei este tipo de produto, sempre usava sabonete para depilar as pernas com lâmina. Aliás, apesar de ser morena, uso este método pelos motivos que você. Mas ultimamente não tenho gostado e usei espuma de barbear do marido. Me incomodei um pouco, talvez o cheiro masculino me leve a pensar que não é pra mim. Nada demais, até porque o cheiro vai embora. Agora, se tem produto específico para mulheres, vou em busca de um. Obrigada pela dica!Beijo

  4. Vanessa disse:

    Oi Adriana!Se quiser um produto com cheiro mais feminino, além do Satin Care, que é meio carinho, tem também um gel para depilação com lâmina da Monange que parece ser bom, acredito que deva sair mais em conta.Beijos!

  5. Adriana Prado disse:

    Pena, não consegui encontrar aqui. Quando for a B. Horizonte dou uma olhada por lá. Obrigada pela dica Vanessa.Beijo

  6. crica disse:

    Olha, eu costumo usar hidratante com essa finalidade (sempre tem um hidratante em casa que eu não aguenta mais usar, pois é mesmo que eu uso) passo um monte na pele e vou com a lâmina, com cuidado pra não cortar. Depois é só entrar no banho. A pele fica gostosa!

  7. arco iris disse:

    a espuma de barbear ou o satin care rendem bem?

  8. Vanessa disse:

    Oi arco iris,
    aqueles cremes de barbear em tubo são baratinhos mas acabam meio rápido (até porque é um produto para o rosto sendo utilizado em áreas maiores como perna), mas os do tipo gel como o Satin Care eu acho que tem um rendimento razoável. As outras espumas eu não conheço para poder dar opinião sobre rendimento.

Deixe um comentário

