Bloqueador Solar Labial Avon Sun FPS 30

Muito se fala sobre proteção solar, mas muita gente esquece da região dos lábios. Li um blog, faz algum tempo (infelizmente não lembro mais qual era), no qual a autora comentava ter feito uma análise da pele do rosto e, enquanto a pele do rosto indicava ter sido bem cuidada, a região dos lábios se mostrava já bem afetada pelos efeitos da radiação solar.

Tem muito produto no mercado com FPS 15, que eu acho baixo, mas não sei de muitos protetores labiais com proteção solar mais elevada, tipo FPS 30.  Aliás, será que existe batom com fator de proteção elevado?

A Avon possui dois protetores labiais com FPS 30: um é aquele duo que contém um bloqueador solar para a área dos olhos e outro para os lábios, com bastante resenhas por aí; o outro é um bastãozinho mais baratinho, que é o que eu testei. A cara dele é essa daqui:

Quem olha para ele acha que é tipo um lipbalm ou brilho labial na textura, mas não é bem assim. Ele é bem denso e não oleoso, resultado da elevada concentração de cera na composição. Não desliza com muita facilidade (já vi gente xingando muito por causa disso), mas acho que está bem longe de precisar ficar esfregando com força e esquentando, como já li por aí. Uma única passada nos lábios é suficiente, já fica uma camada espessa. Não acho muito confortável, já que você sente que ele está lá (a melhor definição que eu achei:  parece que passou parafina), mas deu para sentir que é bem resistente e não escorre. Não deixa a boca brilhando. Combinar o uso com um balm hidratante talvez resulte em uma sensação mais agradável.

Aliás, diz que hidrata, mas não tirei minhas conclusões sobre isso. Como fica aquela camada  nos lábios, acho que impede o ressecamento pela perda de água, mas não sei se chega a tratar quando o lábio já está ressecado.

Para mim, o cheiro dele é suave, típico de protetor solar mesmo. Diz conter vitamina E, pantenol e extratos de camomila de camomila e aloe vera. Tem, mas estão tão no final da lista que eu acredito que sejam mais decorativos do que realmente eficientes. Todos eles estão em quantidade menor do que perfume, o que já é vergonhoso. Levando em conta que o cheiro dele é de protetor solar (nem parece que tem perfume), dá para concluir algo, não?

Mas e a proteção? Bom, quando você passa ele, os lábios ficam esbranquiçados. Isso é resultado da presença do dióxido de titânio, considerado um bloqueador solar físico eficiente e cuja forma de atuação é dispersando a radiação solar. É o responsável pela cara branca proporcionada por muitos protetores. Além da presença do bloqueador físico, também tem filtros químicos na composição. Eu acredito que ele proporcione sim uma proteção solar eficiente para a região. Diz que possui proteção UVA e UVB.

Essa questão de deixar os lábios esbranquiçados, ao mesmo tempo em que é um ponto positivo pela presença do protetor fisico, esteticamente é um ponto negativo. A não ser que você seja uma adoradora da estética boca de defunto, não acho legal o efeito. Não acho que dê para sair na rua e passar só ele, no mínimo um balm com cor eu acho necessário para dar um ar saudável.

Resumindo:

Pontos fracos: textura seca que dificulta o deslizar, finalização esbranquiçada, sensação de parafina nos lábios.

Pontos positivos: durabilidade, proteção elevada e com bloqueador físico, preço (10 reais sem estar na promoção).

O cheiro vai de cada um, não coloquei como positivo ou negativo porque eu acho ele fraco e não me incomoda, mas quem tem mais implicância pode odiar. 

Como deu para perceber, eu não odiei mas não amei. Não achei dinheiro jogado fora, mas prefiro testar outras opções no mercado antes de comprar de novo.

Atualização (15/04/2012): testei passar um balm, no caso, um daqueles da Nívea, antes desse protetor e a sensação foi bem mais agradável do que passar ele sozinho. Mas aí tem que caprichar mais na hora de passar o protetor, já que, por causa da redução de atrito no lábios devido à presença do balm, sai menos produto por “passada” e a proteção pode ficar comprometida. Por “passada”, entenda o movimento de deslizar o bastão de um canto até o outro canto do lábio (não me veio outra palavra à mente).

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Avon, lábios, proteção solar. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Bloqueador Solar Labial Avon Sun FPS 30

  1. Lanny disse:

    Tenho um da Banana Boat fator 30 e é denso também, só que desliza bem, e não deixa esbranquiçado. Eu gosto bastante. Confesso que só às vezes lembro e passo por baixo do batom…

  2. Vanessa disse:

    Eu ouço bastante falarem da Banana Boat mas nunca testei nada, bom saber dessa outra opção.Ah, eu também sempre esqueço de passar ele. Geralmente saio correndo e acabo só passando um lip balm depois que já saí de casa. Vou deixar na bolsa para ver se me ajuda a utilizá-lo com mais freqüência.

  3. Anonymous disse:

    Eu também testei este produto: o bloqueador solar labial FPS 30 da Avon. Olha, o que posso dizer é que, sim, os lábios ficamm esbranquiçados, mas só se passar demais, achei o gosto estranho também, tipo um aroma de protetor solar mesmo. Mas falando da hidratação, ele é o melhor. Teste o bloqueador FPS 30 da Sundown, achei pastoso e melequento, tipo um gloss. Mas com umas 2 ou três passadas, já teve eficácia oomprovada. Não precisa passar muito, e e rende. Ambos são ótimos, e já encomendei 2 da Avon.

  4. Vanessa disse:

    Eu ainda uso ele, em uma só passada o meu sempre deixa o lábio esbranquiçado, não consigo controlar isso. Só consigo dar uma amenizada se eu não passar no lábio inteiro e terminar de espalhar com o dedo.Obrigada pela dica, vou procurar esse da Sundown para testar.

  5. LordDeathBr disse:

    Oi, Vanessa. Eu usei o bloqueador solar labial da Sundown e realmente não gostei, sem contar que é o dobro do preço. Ele é extremamente gorduroso, pastoso e melequento, e deixa os lábios visivelmente quebradiços logo após a utilização. Entretanto achei excelente ao utilizá-lo após alguma pequena queimadura ou quando faz algum machucadinho na pele, quando ainda se está com a pele sensível e quer evitar manchas na pele. Em poucos dias a coloração fica uniforme com o restante da pele.
    Já o bloqueador solar da Avon, achei perfeito para os lábios. Realmente só fica esbranquiçado se passar demais. Como ele adere bem, não precisa passar muito, e em torno de 20 minutos, percebi uma leve diminuição das linhas finas dos lábios, que comprova que ele hidrata a pele. Possui um rendimento muito bom. Achei o aroma suave, ao contrário da Sundown, que tem aroma de menta. Acabi por utilizar os dois, mas com finalidades diferentes.

  6. Vanessa disse:

    Oi LordDeathBr, obrigada pela mini resenha! Bom saber dessas diferenças entre eles.
    Como eu quase não uso batom, só um balm colorido de dia sobre o protetor, acabei recomprando esse da Avon mesmo e não cheguei a testar outra opção.

Deixe um comentário

