Delineador transformador Color Trend

Faz algum tempo que eu reduzi minhas compras de maquiagem. Apesar de bastante tentada pela variedade de cores, cheguei à conclusão de que não havia sentido em ter tantas opções de sombras, batons, iluminadores e blushes se no final eu acabava usando sempre os mesmos produtos e acumulando itens desnecessariamente.

Até acabarem alguns produtos, eu decidi que só compraria maquiagem novamente caso ele se encaixasse em um dos casos:

  1. eu ainda não tenho nenhum produto do tipo com o qual esteja satisfeita;
  2. eu não possuo nenhum produto com cor parecida (vulgo, chega de batons vermelhos ou cor de boca);
  3. eu não disponho de nenhum produto que cumpra esta função;
  4. eu tenho similares, mas esse realmente vale a pena (tipo, paletas Naked e Smoked da Urban Decay)

O Delineador Transformador é um lançamento da linha Color Trend Avon e se encaixava na categoria 3, a de produtos os quais eu não possuo nenhum com função similar. A proposta dele é a de transformar qualquer sombra em delineador, o único produto que eu conheço com proposta semelhante é o Mixing Medium, da MAC (nota sobre ele ao final do post). Ele custa R$12,00 e estava por R$9,99 na promoção. Não era caro, portanto, se fosse ruim o prejuízo não seria grande. E realmente acho que foi um prejuízo, pela razões que explicarei.

Delineador transformador. Fonte: Site Avor Color Trend

Essa é a foto do produto divulgada pela empresa, representa bem o produto novo. Mas, depois de utilizá-lo a coisa não fica tão bonitinha assim:

Sujeira na ponta do aplicador

Tirei essa foto após os testes, logo de cara dá para notar algo que me incomodou, que é a questão do aplicador. No catálogo de lançamento, vinha a seguinte informação:

Fonte: Folheto Avon, campanha 15/2012

Repare na sombra na borda.

Não adianta seguir esse procedimento de limpeza que sempre sobrará uma quantidade de resíduo maior do que o aceitável. A ponta nunca vai voltar a ficar branquinha como na foto enganadora. O papel absorve o líquido mais do que remove a sombra, se você tentar esfregá-lo, corre o risco de estragar a ponta do aplicador, que é de feltro. Eu odeio o fato de que, mesmo que eu tente limpar o máximo possível antes de enfiar de novo o pincel lá dentro, no uso seguinte, ao retirar o excesso de produto na borda do frasquinho, sempre acaba escorrendo resquícios de sombra lá para dentro (veja a foto). Nem sei mais de que cor está o líquido lá dentro.

Para obter um bom resultado bom, é necessário utilizar uma quantidade adequada de produto e de sombra, demora um pouco para pegar a manha. Se você pega líquido demais, o traço sai quase sem cor; se falta sombra, vai precisar fazer um segundo traço por cima do primeiro e pode não sair muito legal, pois corre o risco de tirar o traço que já estava lá.Às vezes, você só descobre que pegou líquido demais quando faz o traço. Não dá para devolver o excesso para o frasquinho, caso contrário, vai cair sombra lá dentro. A solução é tentar retirar o excesso fazendo um traço no dorso na mão ou dando uma encostadinha num pedaço de papel higiênico/lenço de papel. Mas se precisar pegar mais líquido para terminar o traço, aí não tem jeito, você é obrigada a limpar a ponta antes de enfiar novamente o pincel lá dentro.

Fiz uma comparação do traço com um pincel chanfrado e esse delineador transformador. Ao contrário de um primer ou da aplicação com pincel molhado, este produto não intensifica a cor da sombra, então, ele só fica legal se a sombra que você utilizar já for bem pigmentada. Também não pode ser qualquer sombra. Aquelas sombras que o pessoal chama de 3D, tipo da Jasmyne, que são bem pigmentadas, cintilantes e seriam ótimas para delineado, acabam não se dando bem com a fórmula desse produto. Digo isso porque pareciam não se fixar no aplicador, não foi uma boa experiência.

No começo, achei difícil fazer um traço fino e bonito, como quando a gente usa um pincel chanfrado molhado com sombra. No entanto, após algumas tentativas, até que deu para obter um bom resultado.

Nos primeiros testes, eu tive a impressão de que a resistência de um traço utilizando este produto era melhor do que se utilizar só o pincel molhado. Fui tirar fotos uns dias depois e não consegui reproduzir bem o resultado dos primeiros dias, mas eu me lembro que, pelo menos no quesito esfregada, o traço com o delineador mágico resistia mais do que o traço com pincel seco ou molhado. Não ficava intacto, mas não sumia completamente. (após desistir de tirar a foto e publicar o post, estou de bobeira e consigo reproduzir o fato mencionado, vamos lá…)A resistência do traço a uma esfregada é maior com este produto do que apenas o pincel molhado ou a sombra seca. Nas fotos abaixo, estão 3 traços feitos com uma sombra de pigmentação média (Cor 21 da coleção Intense do Boticário). Da esquerda para a direita, temos: só a sombra, sombra aplicada com delineador transformador e sombra aplicada com pincel molhado. Não sei se dá para perceber na foto, mas  ao vivo, o traço com pincel molhado (à direita) ficou bem mais intenso do que os outros 2 .

Na foto abaixo, temos o resultado após algumas esfregadas suaves:

Dá para perceber claramente que o traço que ofereceu maior resistência foi o realizado com este delineador transformador, o traço apenas com sombra sumiu e o com pincel molhado quase desapareceu.

Boa parte dos testes eu realizei na mão, só depois parti para a aplicação nos olhos. Nisso, reparei um aspecto do produto que me incomodou bastante, que é a ardência ao entrar em contato com os olhos (sim, eu sei que é para ficar na pálpebra, mas ele escorre). Já faz tempo desde a última vez que utilizei o delineador normal da Color Trend, mas me lembro que algumas pessoas reclamavam dele fazer arder os olhos. Creio que era mais sutil, pois eu não me incomodava tanto (ou fui eu que fiquei mais fresca). Já este produto da resenha causou ardência a ponto de eu precisar enxaguar os olhos pouco tempo depois de aplicado, mesmo assim, ainda ficou incomodando. Senti a mesma sensação de quando uso aqueles lenços Johnson’s Baby que vêm com a inscrição “chega de lágrimas”: não te faz lagrimejar mas também não fica inerte no olho.

Formas alternativas de uso

Eu já decidi que não vou usar mais este produto por causa da ardência que senti, mas imaginei algumas maneiras de quem comprou e não tiver o olho sensível como o meu ter uma melhor experiência com ele com relação ao aplicador.- Lavar o aplicador a cada uso. É um saco mas pelo menos mantém o líquido com baixa contaminação de sombra. Faça isso com muita delicadeza, pois aquele pontinha de feltro é de um material bem porcaria sensível, é fácil de estragar se você forçá-la .- O uso de um pincel daqueles fininhos no lugar do aplicador que vem no produto resolve o problema da sujeira da ponta de feltro, já que a limpeza das cerdas é muito mais fácil do que do feltro. Outra opção é transferir o conteúdo da embalagem para algum outro recipiente (algum frasquinho de viagem bem pequeno, por exemplo) e utilizá-lo com pincel chanfrado.- Se você não se der bem com o aplicador, você pode fazer um traço com o Delineador Transformador rente aos cílios e depois, com o pincel de sua preferência, aplicar a sombra por cima.

Mixing Medium Caseiro:

Se você ainda não comprou e queria um produto do tipo, lembre-se sempre de que pode contar com a receita do Mixing Medium caseiro, é barato e funciona. Uma das minhas referências em maquiagem, a Marina, do blog 2Beautyaprovou. Ele também serve para intensificar as cores das sombras em aplicação normal, sem ser delineado.
O vídeo onde o EnKore ensina a fazer: Homemade Mixing Medium.

A receita é simples, é só misturar água e glicerina na seguinte proporção: 3 partes de água para uma parte de glicerina. Como toda receita caseira sem conservantes, é bom fazer em pequena quantidade pois estraga rápido. Ah, meu olho não ardeu nos testes que fiz com ele.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Avon, olhos e marcado , . Guardar link permanente.

20 respostas para Delineador transformador Color Trend

  1. Ellen disse:

    to assim também tentando reduzir compra de maquiagens ao máximo pois me apego aos produtos e fica bastante sem usome prometi que não iria mais comprar sombra pois ja tinha muitas acumuladas a ultima que comprei foi em fevereiro,estou orgulhosa faz 7 meses que não compro nenhuma sombra \o/quanto ao delineador,desde que soube dele achei meio ''furada'' sabe,pra mim não teria utilidade,dai nem comprei,kkbjkas

  2. Vanessa disse:

    Ah, tem coisa que eu pago para ver (desde que não seja caro). Eu já sabia que tinha boa chance de ser furada, assim como aquele bastão de passar no pé para evitar que o sapato machuque.

  3. Nossa, quando vi este delineador na revista, achei o máximo! Mas fiquei mesmo pensando, será que a sombra sai toda no papel na hora de limpar?? Aí não quis comprar… Ainda bem!! Mas tenho mais uma dica para o delineado: Você pode primeiro fazer o delineado com lápis branco e depois passar a sombra em cima! O bom é que pode ser com qualquer tipo de sombra, pois fica mais pigmentado… tenho visto muitos tutoriais disso na internet e pelo jeito dá certo!! Não custa nada testar né?? Beijosss

  4. Vanessa disse:

    Oi Thaís, eu comprei ele por curiosidade mesmo, eu nem uso muito delineador colorido. Me restrinjo a azul escuro, roxo e acobreado. Quando é delineado colorido, eu gosto de algo mais discreto, aí ao invés do lápis branco eu passo em cima do preto mesmo.Eu vejo o pessoal usar muito aquele lápis jumbo branco da NYX para base de sombra colorida, mas não combina com o tipo de maquiagem que eu costumo usar.

  5. Faz tempo que não vejo revista da Avon então nem sabia da existência desse produto. A proposta realmente é muito boa, ainda mais não existindo outras opções fáceis de achar e em conta, né?! Pena que tem o problema da sujeira do pincel e o fato de deixar os olhos ardendo! Tenho preguiça de produtos que a pessoa precisa "pegar o jeito" de usar, então mais um ponto negativo pra ele =P Gostei muito da resenha ser bem detalhada e das dicas que deu para quem já comprou e quer continuar usando!Bjos Van, e boa semana =*

  6. Vanessa disse:

    Esse produto é novo, acho que só saiu em dois catálogos até agora. Eu achei a proposta legal, é uma coisa que muita gente queria. O que estragou esse produto para mim foi irritar muito meus olhos. O resto é até contornável com boa vontade.Por exemplo, as pessoas amavam o Eyeko Magic Liquid Eyeliner que era pouco mais caro e, pelas resenhas, tinha praticamente as mesmas características (boas e ruins) desse daí. Na verdade, quase todas, não vi ninguém falando que o da Eyeko ardia.

  7. Adorei o blog!bembasica.blogspot.com.brBeijos =)

  8. Chris. disse:

    realmente odiei esse produto, uma porcaria mesmo ,por mais "baratinho" que fosse todo consumidor espera o resultado positivo ,nesse caso NÃO houve resultado algum … estou decepcionada com o produto da avon….

  9. Vanessa disse:

    Oi Chris, que bom ter seu depoimento por aqui.Eu sempre procuro resenhas de outros blogs antes de fazer a minha e achei curioso que o pessoal, no geral, gostava bastante desse produto e só eu era a chata de falar que não valia a pena. Pelo visto não fui a única.

  10. karina fukuda disse:

    Oi Van, adorei a resenha. Eu gostei muito da proposta quando vi a revistinha, e até pedi um para mim, só que ainda não chegou. Fiquei receosa pela ardência nos olhos.. entretanto eu sempre usei o delineador preto da linha e nunca tive problemas. Aliás, gosto muito dele por secar bem rapidinho e estar sempre em conta. Agora, quanto ao problema da cor do pincel não ser facilmente retirada, isso vem a ser um grave negativo para o produto. Será que teríamos que lavar o pincel após misturarmos na sombra? Ou usar lencinho umedecido? Ou comprar um desses só para sombra escura? Bom, eu vou usar basicamente com sombras escuras! Escrevi demais, na verdade só queria avisar que já pedi o meu. Bjinhos e até amanhã.

  11. Vanessa disse:

    Eu até entendia quando o pessoal falava que o Color Trend ardia, mas não me incomodava, usei muito ele. Já esse me fez chorar, sério. Eu TIVE que interromper o que fazia para lavar os olhos, estava lacrimejando demais.Depois do uso, o melhor é lavar (com muito cuidado, já que o feltro é bem vagaba) e secar (pressionar um papel ao redor é suficiente) antes de colocar de volta. Mas se tiver que pegar mais produto durante o uso, aí, ou lava de novo (haja saco)ou contamina mesmo.Eu já não acho que vale a pena comprar um, muito menos ter um para sombra escura e outro para claras. É melhor comprar um pote de glicerina e ser feliz.

  12. Vanessa disse:

    Eu ia jogar ele no lixo, mas se você gostar, eu trago ele e dou para você da próxima vez que eu vier a Campinas.

  13. Anonymous disse:

    assim que saiu eu comprei, usei algumas vezes, mas assim que eu comprei o meu pincel chanfrado para sombra deixei o "delineador transformador" de lado, prefiro usar o pincel. E o delineador só fica legal com sombras opacas totalmente sem brilho essas com brilho na minha opinião não fica um resultado bom. Mas estou pensando eu co seguir um jeito de usa-lo mais vezes, quando eu conseguir eu conto pra vocês… Beijis

  14. Vanessa disse:

    Eu só vejo graça em delineador colorido quando ele é cintilante ou metálico, restringir o uso a sombras opacas é algo que me desestimula mais ainda a usá-lo. Na verdade, nem o tenho mais, deixei de lado de tanto que ardeu meus olhos.Beijos

  15. Mariana Penna disse:

    Eu faço algo bem simples: pego um pincel fino (nem tanto), molho na água, passo na sombra, e pronto. não estraga o pincel nem a sombra, e limpo com água mesmo!

  16. Oi Vanessa legal seu blog… Mas eu acho que esse fato que ocorreu com vc é um caso a parte pq eu comprei esse delineador pra mim e achei ótimo, claro ele fica sim sujinho depois da primeira aplicação mas com as minhas sombras não interferiu em nada na pigmentação de uma pra outra, eu achei que ele seca mto rápido e sem escorrer pq a quantidade de liquido que fica na pele nao é o suficiente pra isso. sem contar que ele nao sai fácil se passar a mão de leve(pq se vc ta de maquiagem vc não vai ficar esfregando o olho, assim qualquer maquiagem sai facilzinho…) mas que pena que com vc não deu certo pq eu achei uma maravilha abraços…

  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  18. Vanessa disse:

    Oi Mariana, já fiz bastante isso, mas não acho que o pincel umedecido só com água chegue a intensificar da mesma forma que o mixing medium ou prolongar a duração. Mas a dica é válida mesmo assim, tem praticidade de poder fazer a qualquer hora sem depender de produto específico e também por não irritar os olhos (o que para mim, conta muito).
    Beijos

  19. Vanessa disse:

    Oi Keisy,

    O problema da sujeira não é contaminação de cor apenas, mas se você acumula resíduos indesejados, aumenta o risco de contaminação do produto (num produto que fica tão próximo do olho, acho pertinente). Não lembro se ele secava rápido, mas na aplicação ele pode escorrer sim. Na época de lançamento,a Cinthia do Makeup Atelier comentou no Facebook do blog dela que não conseguiu usar o produto por causa da ardência e varias pessoas responderam que também tiveram o mesmo problema, vulgo, o produto infelizmente escorre e entra em contato com os olhos durante a aplicação.
    Eu acho que você é uma sortuda por não ter tido problema de sensibilidade à fórmula e ter conseguido se virar bem com ele, muita gente infelizmente não se acertou bem com ele:
    http://www.totalmakeup.com.br/avaliacao/1195-Delineador-Transformador
    Como você comentou, a única vantagem que eu vi nele é o aumento da duração.
    Beijos

Deixe um comentário

