O tal algodão bom

Apesar de eu já ter feito um post comentando sobre o tal algodão que eu achava bom, me deu vontade de fazer este post comentando novamente o assunto depois de ler um post do blog Coisas de Diva sobre o algodão da Panvel. No post, são mostradas as qualidades do produto e há diversos comentários de leitoras lamentando não ter Panvel onde elas moram, outras mencionando que compram tal produto pela internet e outras mencionando ser tal produto o melhor do mercado.

A questão é que eu acho injusto dizer que algodão da Panvel é o melhor do mercado quando há na verdade muitos outros exatamente idênticos a ele, só mudando o nome da marca. Sim, a Panvel não possui uma fábrica de discos de algodão, ela encomenda o produto do catálogo de alguma empresa e só bota seu nome na hora da venda (assim como a maioria dos lápis de maquiagem nacionais). Essa mesma empresa, além de ter sua marca própria, também vende o mesmo disquinho para diversas outras marcas.

Tinha gente lamentando morar em São Paulo (não tem Panvel aqui) e cogitando comprar pela internet sem nem cogitar que podem ter perto delas alguma marca que venda o disco i-gual-zi-nho. Eu que sou paulista sei de pelo menos 5 marcas disponíveis por aqui.

No meu post antigo, “Panorama dos algodões nacionais“, eu mencionei que havia um certo tipo de algodão à venda no mercado nacional e que eu considerava bom. Enquanto a maioria dos discos costuma ser grossa, deformar demais e deixar fiapos pelo rosto, o tal do “bom” é fino, com trama que não deixa fiapos pelo rosto, macio e pouco ou nada deforma durante o uso. Sua identificação visual é fácil: além de mais fino, tem um padrão de listrinhas ao invés de colméia, bolas ou quadradinhos. Uma maneira de não ter dúvidas é olhando o fabricante, independentemente da marca, vinham todos de um mesmo fabricante, a Flexicotton Ind. e Com. de Produtos Pessoais, uma empresa de Santa Catarina e única fabricante nacional que usa a tecnologia Water Jet, a qual permite que a trama não desfie durante o uso. É dela que a Panvel compra.

Dêem uma olhada na foto do algodão da Panvel no citado post do Coisas de Diva aqui. (Tinha colocado a imagem diretamente aqui, mas vi que não poderia reproduzir nem citando a fonte, então retirei). Agora, observem estas fotos de duas outras marcas, Bellacotton e York:

Comparação entre os discos das marcas Bellacotton e York.

Vocês conseguem ver alguma diferença entre eles? E deles em relação ao da Panvel? Não tem como, são iguais. Assim como o da Panvel, essas duas marcas possuem discos com o que eles chamam  de tecnologia “duo face”, onde cada face possui uma textura, de um lado rugosa/com listras, do outro, liso. Para não ficar repetitivo, segue a comparação para apenas uma das marcas:

Discos de algodão flexicotton

Comparação entre as faces do disco.

Como dito, para não ter dúvidas de que saíram todas do mesmo fabricante, basta olhar a embalagem:

Discos de algodão york bellacotton

Acima, a embalagem do York, abaixo, o da Bellacotton.

É curioso notar que até o texto falando da tecnologia “duo face” é igual em ambas as marcas, como se vê na foto abaixo (ignore o estado detonado da embalagem do York, soquei ele dentro da necessaire antes de viajar e ele ficou assim).

Menção à tecnologia Duo Face. Acima York, abaixo Bellacotton.

A saber, a Bellacotton é a marca própria da Flexicotton. E convém tomar nota que a York até pouco tempo atrás tinha uns discos de algodões ruinzinhos, dessa forma, na dúvida se o que encontrou na farmácia é do novo ou a versão antiga, olhe o fabricante. A Flexicotton vende para diversas marcas próprias de mercados e farmácias, além dessas duas que eu mostrei no post, conheço as marcas Equate (rede Wal Mart), Dauf (rede de farmácias Pague Menos), Carrefour e Dia (as redes de mercado). Se procurar acha mais por aí.

Algodão Turco

Pouco tempo depois do primeiro post de algodões, comecei a reparar em um outro tipo parecido que apareceu para fazer concorrência aos da Flexicotton, os importados da Turquia. Algumas marcas que compravam da Flexicotton mudaram para o importado, mas este em minha opinião possui qualidade um pouco inferior. São exemplos de importados da Turquia os discos das marcas Prada e Ricca Salon.

Esse importado também é fino, duo face (mas bem mais discreta a diferença entre as faces), macio e não desfia durante o uso, mas eu acho que perde uns pontinhos por não ter sua trama tão estável quanto o da Flexicotton. Também tem padronagem de risquinhos, mas um pouco diferente da citada empresa nacional, na foto abaixo dá para ver isso:

Comparação entre os discos de algodão Flexicotton e o importado da Turquia.

Novamente, na dúvida, olhe a embalagem para verificar quem o produziu. Segue foto abaixo mostrando detalhe da embalagem do Ricca Salon no qual é possível identificar sua origem.

Detalhe da embalagem dos discos de algodão Ricca Salon.

Segue uma foto comparativa entre o Flexicotton e o turco, dá para ver o que eu quero dizer com relação ao nacional ser melhor por ter a trama mais firme e deformar menos durante o uso.

Comparação da deformação dos discos após o uso para aplicação de tônico.

Havendo as duas opções eu dou preferência ao nacional mas, para quem não encontra nenhuma marca que o venda, o importado da Turquia não deixa de ser uma boa opção de compra também. Eu costumo alternar entre os dois tipos de acordo com o que encontro disponível para compra.

Se você conhecer mais marcas que se encaixem em uma dessas duas categorias, compartilhe nos comentários. 🙂

(Caso alguém ache estranho eu ter tantas marcas de disco de algodão em casa, me explico: eu odeio os discos de algodão nacionais não mencionados neste post, dessa forma, como nem sempre os que eu gosto estão disponíveis na farmácia/mercado mais próximo, tenho o costume de fazer estoque quando encontro algum deles à venda para não correr o risco de ficar sem).

Atualização 29/04/2013: Se você ainda não se convenceu de que o algodão da Panvel é mesmo fabricado pela citada empresa, segue uma matéria publicada poucos dias depois desta postagem na qual é mencionado que a Panvel e várias outras marcas citadas no post são clientes da Flexicotton. Para ler, clique aqui.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Acessórios, limpeza e marcado , . Guardar link permanente.

22 respostas para O tal algodão bom

  1. Ellen disse:

    Nossa bem interessante este post.
    Onde eu moro tem panvel,e mesmo ouvindo sempre falar bem dos algodoes da marca nunca comprei,pois sempre achei olhando as fotos que eles fosse parecido com os disco de algodao da Cremer.
    E agora vendo seu post tenho certeza que são,fui olhar na embalagem o fabricante e também é o Flexicotton,e tem o tal duo face,ou seja mais uma empresa que tem o mesmo fabricante desta outras que vc citou.
    Fiquei feliz em saber sobre isso,pois as vezes estas marcas tem o preço um pouco mais alto que as outras sendo que no entanto tem a mesma qualidade,muito bom saber 🙂
    bjs

  2. Que bacana Vanessa!
    Esse post facilitou minha vida! Obrigada.
    Bjos

  3. Kaa disse:

    Muito esperta você, hein Vanessa! Parabéns!
    Meus disquinhos do Carrefour são exatamente iguais a estes e foram fabricados adivinha por quem? Flexicotton tbm!

    Mas eu não gostei tanto assim pq sou creuza mão de vaca e gosto de abrir o disco no meio pra ter 4 lados de limpeza, sabe? Pra não soltarem fiapos molho o disco de algodão antes e espremo beeem pra dae sim colocar demaquilante nele. Isso não afeta o resultado. \o/
    To adorando um pacotinho de algodão quadrado que comprei pra experimentar, são da Cremer (e fabricado por eles mesmo, pelo jeito ^^) pq com 1 disco de algodão consigo ter 8 faces para limpeza! Com 1 disco removo TUDO!! =DDD Eles são bem largos e fofos! Eu achei perfeitos! …até pra levar em viagens pq tem sistema abre e fecha e nem custou caro.

    Bjão

  4. L. G. Alves disse:

    Eu vi o post do blog Coisas de Diva também e fiquei pensando “Nossa, será que vou ter que comprar de novo na Panvel?” . Moro longe, bem longe, e aí seria novamente aquele estresse (talvez) com a entrega. Mas com seu post eu fico aliviada em saber que existem opções além dos da Panvel. Obrigada! bjos

  5. Vanessa disse:

    Ellen: Oba! Legal saber que temos mais uma opção, Cremer é bem fácil de achar.
    Beijos!

  6. Vanessa disse:

    Oi Kaa, já que você gosta de separar os discos, deve gostar dos da Sussex, são os mais fáceis que eu conheço no quesito separação e multiplicação do quadradinho. Tem tanto a opção pequena quanto uma grandona, coloquei foto dele naquele post antigo que eu mencionei no post.
    Beijos!

  7. Vanessa disse:

    Oi L.G. Alves! É essa mesma a intenção, mostrar às pessoas que não é preciso lamentar ou correr os riscos de toda compra online por esse disco de algodão que nem é tão exclusivo assim.
    Beijos!

  8. Kaa disse:

    Isso! São fáceis mesmo!
    Os meus são iguaizinhos a estes da Sussex(será que não é produzido pela Cremer tbm? ^^)
    Eles tbm tem a bordinha dura, mas nunca me machucaram pq nunca uso o quadrado inteiro, sempre separo e dae a borda se divide tbm, né?!
    Bjo linda!

  9. Há uns meses atras, comprei o demaquilante da nivea e veio de brinde, uma caixinha com estes discos, sem marca alguma, devem ser do mesmo fabricante do sul.

  10. Adriana Prado disse:

    Depois de ler elogios e mais elogios ao algodão Panvel, inclui em uma compra que fiz. Afinal, tem aquela coisa de atingir um valor e não pagar frete. Faz pouco tempo que descobri o verdadeiro fabricante e pensei em fazer exatamente isso: olhar o fabricante em outras marcas. Mas, interessante, é que o da Panvel é mais barato que o da Cremer. Vale a pena incluí-lo em compras pelo site.
    O demaquilante da Panvel também não faz feio, achei melhor que o Nívea bifásico. Penso em fazer o mesmo, olhar o verdadeiro fabricante.

    Ótimo post! Beijo

  11. Vanessa disse:

    Kaa, acho mais provável que seja a Cremer comprando da Sussex, já que foi a Sussex que, se não criou, pelo menos foi a pioneiro no Brasil nessa tecnologia das separação das camadas.

  12. Vanessa disse:

    Oi Marcia, pela descrição que fizeram desse algodão promocional, acredito que seja o mesmo fabricante sim.
    Beijos

  13. Vanessa disse:

    Oi Adriana Prado! Eu também achei muito bom o preço da Panvel. Tem umas marcas que vendem tão barato quanto, mas outras realmente são mais caras. Eu mesma quando vi o da York comprei porque estava precisando, mas achei caro em comparação a outras marcas que eu já tinha comprado.
    O bom de saber o fabricante é que dá para fazer pesquisa de preço. não se restringe a uma opção.
    Beijos!

  14. saladamedica disse:

    Vanessa,
    A Drogaria Pague Menos também comercializa o mesmo algodão que a York, sendo que bem mais caro. Aqui em Natal há poucas opções além dos dois e dos turcos Belliz/Prada. Quando fui a Porto Alegre trouxe um carregamento do da Panvel (na época o da York ainda era aquele mufumbento horrível). Beijo!

  15. Vanessa disse:

    Oi Meire!
    O mais barato que eu tive notícia é o do mercado Dia (SP e RS), minha amiga disse que a irmã dela pagou no máximo 3 reais pelo pacote de 50 unidades, deve valer a pena fazer estoque se o encontrar. Não lembro quanto paguei no do Pague Menos/Dauf, faz mais de um ano que comprei mas não achei caro na época.
    Caro mesmo paguei no da York, estava sem preço na gôndola mas eu peguei achando que ia ser mais ou menos o preço que eu estava acostumada (considerando esse fabricante) porém, na hora de pagar eu levei um susto com os quase 6 reais cobrados. Mas acho que a farmácia era careira mesmo, imagino que seja mais barato por aí, como você mencionou.
    Beijos!

  16. Priscila Lins disse:

    E o nosso velho costume de não ler rótulos… Post muito inteligente =) Costumo usar algodão comum mesmo, já que só uso para tirar maquiagem do rosto e não me incomodo com os fiapos.

    Bjos =*

  17. Vanessa disse:

    Oi Priscila!
    peguei mania de ler rótulos depois que comecei a blogar para ver se tinha algo interessante para colocar nas postagens.
    Pior que eu nem ligava para fiapos até ler gente reclamando deles na internet, aí eu comecei a reparar mais neles e não teve volta, fiquei fresca e não consigo mais usar o algodão normalzinho.
    Beijos!

  18. Post Maravilhoso!!!

    Por sua causa sou viciada em Algodão Bom! rsrs…
    A linha de discos de algodão Duo Face da Cremer também são fabricados pela Flexicotton, mas só a linha Duo Face.

    Beijos

  19. Vanessa disse:

    Oi Renata! Difícil voltar pros outros algodões, né? Não cheguei a ver os da Cremer pessoalmente, bom saber dessa informação.
    Beijos!

  20. alebasi disse:

    Haha, eu achava que era a única louca que fazia estoque desses algodões duo-face (odeio os de colméia com todo meu coração!). Normalmente, compro na farmácia e a cada visita, sempre que vejo o duo-face, especialmente da marca dauf, que é bem mais barato que outras marcas, como york, compro um pacotinho. Nunca reparei no rótulo pra perceber que são todos iguais e caí no seu blog devido ao post do Bepantol Baby vs Bepantol Derma (depois de ficar uns 5 minutos comparando os rótulos no supermercado e apesar de ver que a composição era igual, terminei comprando o derma). Tô adorando ler o seu blog, pois me conscientiza mais como consumidora 🙂

  21. Vanessa disse:

    Oi alebasi,
    bom saber que nao sou a única louca dos algodões, hehe. Também achei o da Dauf um dos mais baratos dentre os que já comprei.
    Beijos!

Deixe um comentário

