Sabonete Líquido Facial Actine

A linha Actine é uma linha voltada para limpeza facial de peles oleosas e acnéicas. Existe tanto na versão em barra quanto líquida, ambas se baseiam no ácido salicílico como ingrediente ativo mas existem algumas diferenças entre elas.

Ambas as versões prometem limpeza sem ressecamento, mas pelos ingredientes ativos, me pareceu que a versão em barra talvez seja mais potente no combate à oleosidade.De acordo com o site da linha Actine, a versão em barra contém como ingredientes ativos, além do ácido salicílico, também enxofre e PCA de zinco. 

Coloquei essas informações da versão em barra por achar interessantes, mas a resenha é da versão líquida.

Esse é um produto que eu comprei após ler muitas resenhas positivas dele em blogs, dois pontos mencionados que me instigaram a comprar o produto foram os resultados positivos observados pela maioria das pessoas e a promessa de não ressecar a pele.

Este produto é vendido em 3 versões, uma de viagem (60 mL), versão tradicional (140 mL) e família/econômica (240 mL). Eu comprei a versão tradicional, não me lembro dos valores exatos mas foi algo em torno de 20 reais. Abaixo uma foto do que eu tenho, não dá para ver direito mas cheguei a utilizar o produto até aquela linha acima do “140 mL”.

Sabonete anti-acne actine
Sabonete líquido facial Actine

As promessas do produto (segundo o site do produto):

O ácido salicílico remove as impurezas e agentes irritantes, desobstruindo os poros da pele oleosa e acneica. O extrato de aloe vera hidrata a pele, evitando a sensação de repuxamento, comum em outros sabonetes antiacne. Para promover uma sensação refrescante e de pele purificada, o lactato de mentila está presente nas versões líquidas.

Abaixo, informações dispostas na embalagem e lista de ingredientes:

Actine sabonete líquido ingredientes

Informações e composição do produto

Não é o limpador facial mais suave que já testei (uma espuma da Bioré ocupa essa posição), mas gostei do resultado. Com relação à promessa de não ressecar, considero que cumpre bem.  Se considerarmos que na categoria anti-acne é comum encontrar produtos bem fortes e que deixam a pele repuxando após o uso, achei que esse produto se destaca positivamente. Segundo o fabricante, esse resultado seria conseqüência do extrato de aloe vera, o qual hidrataria a pele. O produto não chega a hidratar, mas não acho que resseque.

O ingrediente ativo é o ácido salicílico, comum em produtos anti-acne por sua ação queratolítica (atua como esfoliante químico) e anti-inflamatória, auxiliando tanto a tratar quanto prevenir o surgimento da acne, melhorando a textura da pele.  Não há uma indicação da concentração deste ativo na embalagem. Considerando que os concorrentes divulgam essa informação e que o produto se considera um dermocosmético, achei isso meio falho por parte do fabricante. Mandei uma mensagem para o SAC da Darrow solicitando essa informação e responderam que a concentração de ácido salicílico é de 2%, como na maioria dos produtos nessa categoria. Aliás, preciso comentar que esse foi o SAC mais rápido que eu já vi, em menos de 30 minutos recebi a resposta em meu e-mail.

O modo que eu utilizei o produto foi: fazia espuma do produto com as mãos, espalhava e massageava no rosto úmido, deixava o produto agindo por um tempo e depois enxaguava. Utilizando o produto diariamente, achei que manteve as espinhas sob controle. Elas não sumiram, mas a frequência com que apareciam foi reduzida. Já com relação a cravos, confesso que não vi nenhuma diferença devido ao uso do produto.

Quem gosta de sabonete que faz uma espuma densa vai se decepcionar com esse produto, porque sua espuma é bem rala. Possui uma fragrância bem suave, não creio que alguém chegue a se incomodar com ela mas, caso isso ocorra, o cheiro não persiste após o enxágue. Também não possui adição de corantes, sendo sua formulação incolor e transparente.

Com relação à promessa de refrescância, até dá para sentir esse efeito sim mas ele é muito discreto, o que para mim é bom. Digo isso porque tem uns produtos que também prometem esse efeito e abusam na concentração do extrato de menta ou derivado, tornando-se, para mim, simplesmente impossíveis de serem utilizados no frio (a linha Clearskin da Avon tem uns desses). Achei esse produto bem tranquilo com relação a este aspecto, mesmo peles sensíveis não devem se incomodar.

A embalagem do produto é bonita, válvula pump com design moderninho. Alguns produtos com válvula pump costumam vir com uma peça que, ao ser encaixada, impede que o bico seja indevidamente pressionado e ocorra vazamento do produto, mas às vezes a gente perde essa peça e fica complicado levar o produto em viagens. A embalagem antiga era nesse esquema (ver foto abaixo), mas houve uma modernização da embalagem e na atual basta girar o bico para a esquerda ou direita para travar/destravar o produto (deveria ser assim, comento mais à frente).

Comparação entre a embalagem antiga (esquerda) e a atual (direita).

Tirando essa questão de beleza, não me dei muito bem com ela. Um dos pontos que me desagradou é a saída do produto. Não dá só para deixar o produto na pia, apertar o pump e esperar o produto cair na mão. Na embalagem antiga dava para fazer isso, mas com o novo design, agora é preciso segurar a embalagem e deixá-la com uma certa inclinação antes de apertar o pump ou parte do produto será desperdiçada ao escorrer para a embalagem ao invés da sua mão. Isso ocorre porque o bico ficou muito curto e a saída de produto ficou quase na horizontal. Na embalagem menor isso não chega a ser exatamente um incômodo, mas na econômica deve ser meio chata. O outro ponto que me incomodou é o sistema de travamento, que merece um capítulo à parte.

A embalagem e eu

Quando eu fui utilizar pela primeira vez, retirei o invólucro transparente e achei que erá só apertar para começar a usar mas ele estava travado, normal. Na hora não encontrei nenhuma instrução quanto a isso, intuitivamente, baseando-me em experiência com outros produtos, fiquei girando o bico de um lado para o outro várias vezes até que uma hora o pump cedeu. Depois, descobri uma “instrução” minimalista gravada bem discretamente em baixo relevo, como podem ver na foto abaixo.

Na foto à direita, realcei com grafite para melhorar a visualização.

Podia ser mais visível e um pouco mais explícito, não? Eu achei estranho o fato de eu ter girado para ambos os lados várias antes de conseguir abrir, mas achei que eu estivesse fazendo algo errado (apesar de não saber como isso seria possível, mas deixei para lá). Não é fácil vazar, fiz algumas viagens com ele sem travar e foi ok, mas na última viagem que eu fiz resolvi me precaver e reparei que mesmo girando para a esquerda ele não travava. Após girar várias vezes para ambos os lados, ele finalmente travou.  Achei bizarro, parecia que a ação de travar era aleatória, não sei se tem algum “truque” que eu estivesse ignorando.

Chegando em São Paulo, fui usar o produto e não conseguia destravar o infeliz de jeito nenhum. Quando está funcionando normalmente, você gira um pouco e sente uma resistência que te impede de continuar girando, indicando que abriu ou fechou dependendo do sentido. Mas tem horas em que fica girando em falso e nada acontece, é assim que estava.

Me sentindo incapaz, pedi a ajuda do meu irmão, mostrei a ele a “instrução” e esperava que ele se saísse melhor do que eu. Pouco depois, ele me devolve o produto do jeito que eu entreguei e ainda me solta um “Ufa, cansei!”. Dei para mais duas pessoas tentarem e nada. Chega a ser ridícula essa dificuldade, mas é por causa dela que este produto está há algum tempo encalhado na minha pia, acho que terei que transferi-lo para uma outra embalagem para poder terminar de usá-lo. :-/

Atualização (12/07/2013): Fiz mais umas tentativas e consegui destravar, e agora eu consigo travar e destravar normalmente, bizarro. Não sei exatamente onde estava o problema, espero ter sido algum problema específico na unidade que eu comprei.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em limpeza e marcado , . Guardar link permanente.

35 respostas para Sabonete Líquido Facial Actine

  1. Eu usei o actine e achei que ele limpa bem a pele, porém, na minha sempre ficava repuxando demais, só não recomprarei por ele motivo. O bom é que ele rende bastante.

  2. Vanessa disse:

    Oi Jocelaine, para ver como cada pele reage diferente, eu deixava o Actine reservado para períodos mais secos porque era um dos poucos que eu conseguia usar sem que houvesse descamação ao redor da boca e lateral do nariz, meu pontos críticos. E não achei que rendeu muito, tinha que apertar duas vezes a cada uso e achei que acabou bem rápido, mas pode também ser uma falsa impressão minha pelo tamanho da embalagem.
    Beijos!

  3. saladamedica disse:

    Vanessa,
    Pena que não vi sua resenha antes. Passei por este sabonete hoje e acabei comprando um novo da Effaclar (sempre uso uma espuma leve e hidratante e outra um pouco mais secativa). Espero que seja bom 😉 Beijo

  4. Estranho, não sei se há diferença em relação a lotes do produto, mas a minha válvula funciona muito bem quanto ao travamento. E a saída do produto, inclinando um pouco a embalagem e apertando uma única vez até o fim, sai uma quantidade de produto boa, o suficiente na minha opinião. E o produto em si, uso ha anos por indicação da demarto (minha pele é complicadinha, e só uso o que ela prescreve, adoraria testar aquela infinidade de marcas nas farmácias mas nem me arrisco com outros dermocosméticos, infelizmente :/) e o acho perfeito. Gostei da sua sinceridade sobre o produto como um todo, analisando as características que muita blogueira não dá bola, mas que sempre gostaríamos de saber.

  5. Vanessa disse:

    Oi Mariana,
    quando eu usava de manhã, com a pele mais limpa eu usava uma apertada só, mas de noite, quando a pele já estava mais carregada de oleosidade, resto de maquiagem e protetor, eu sentia que precisava apertar duas vezes para sentir a pele limpa. Mas olha, nem comentei do rendimento no post porque poderia ser apenas impressão errada minha, sabe? Aí preferi ficar quieta.
    Durante o período de uso testei esse mecanismo da válvula várias vezes e funcionou como deveria, mas depois ficou estranho e após a última travada não sei o que aconteceu, não abaixa de jeito nenhum 😦
    Até cogitei desmontar para ver o que estava errado, mas aí senti que ia desperdiçar produto nesse protesto e desisti.
    Essa questão de ser um produto recomendado por dermatologistas também foi uma da razões que me incentivaram a experimentar o produto, apesar de as resenhas da internet terem tido um peso maior.

    Beijos!

  6. Vanessa disse:

    Oi Meire!
    Não sei qual Effaclar você comprou, mas eu já testei aquele em gel e achei bem forte, secou minha pele quando eu usei. Agora eu tenho usado aquele em barra para peles sensíveis tenho gostado dele, apesar de não ter visto muita diferença para a barra “normal”.

  7. Pâmela Rocha disse:

    O Actine é o melhor sabonete antiacne que já conheci: limpa sem ressecar, trata muito bem dos meus cravos e espinhas. Fiz tratamento com Roacutan e cerca de 1 ano e meio depois os cravos e espinhas voltaram a me importunar. Pra não ter que tomar Roacutan de novo meu dermato recomendou o trio Actine, adapaleno e o filtro solar Anthelios AC fps60. No começo só usava o sabonete e o filtro e já notei uma diferença bem grande, usando o adapaleno posso dizer que fico sem cravo algum. Gosto muito do trio e não os troco por nada. A válvula do meu funciona direitinho, e acho que rende um tanto justo. Uso 2x ao dia e ele durou cerca de 3 meses. (O comentário ficou grande, hein?) Adoro os seus posts, falando a realidade sem o merchan que a gente vê sempre por aí! Bjus!

  8. Vanessa disse:

    Oi Pamela!
    Acho que você definiu bem o rendimento: justo. Eu estou usando uma espuma japonesa que rende absurdo, e por comparação eu não consigo dizer que o Actine rende bastante, sabe?
    Tirando esse probleminha com a válvula, que creio que seja pontual do meu produto, gostei bastante dele. Ontem consegui destravar a válvula e estou bem contente de voltar a usar o produto. No pouco mais de um mês que eu deixei de usá-lo senti uma piora com relação a espinhas. É bem provável que eu recompre ele.
    Beijso!

  9. Priscila Lins disse:

    Apesar de ter tendência aos cravos e espinhas minha pele é bem sensível. Sempre fico tentada a usar produtos específicos e estou aprendendo a me controlar mais e tentar conviver com a sensibilidade antes de tratar os outros problemas.

    Já usei o Suavie da mesma marca e adorei! É delicado e limpa bem, sem ressecar. Estava até esquecendo dele! Quando o meu sabonete atual acabar vou comprar de novo!

    Que nervoso essa história do pump! Que bom que voltou a funcionar 🙂

    Bjos =*

  10. Dani disse:

    Já usei o Actine e o Suavié da darrow, e apesar de serem bons, não os recomprei.
    Achei que o actine resseca bastante minha pele. Já o suavié tem um cheiro irritante de mais (p/ mim). Ainda prefiro o gel da avenè cleanance. Gostei bastante tb do dermovitin. Acho eles mais suaves.

  11. Vanessa disse:

    Oi Priscila!
    Minha pele também é sensível, mas eu não consigo ficar sem um limpador anti-acne. O que eu percebi que me ajuda bastante é não abusar da esfoliação. Eu gosto de ter sempre 2 sabonetes à disposição, um anti-acne e outro mais suave, quem sabe eu dê uma chance a esse Suavie numa próxima oportunidade.
    Beijos!

  12. Vanessa disse:

    Oi Dani! Obrigada por compartilhar suas experiências. Olha, depois de já ter usado aquele sabonete de enxofre da Granado, acho que tolero qualquer cheiro em sabonete.
    Beijos!

  13. Dani disse:

    Vish, sabonete de enxofre é triste! Já usei coaltar no cabelo, e vou te dizer feder mais que aquilo ainda não vi! hahahah
    Mas é pela suavidade mesmo, nem pelo cheiro. Esses sabonetes não repuxam tanto a pele.

  14. Eu estou usando o Actine já tem um mês e ele resseca bem meu rosco e as vezes descasca ao redor do nariz, mais a sensação de limpeza é muito boa.

  15. Combat Arms disse:

    Sabe em média quanto tempo,leva pro rosto fica totalmente limpo?

  16. Vanessa disse:

    Oi Combat Arms,
    o tempo da limpeza é o de você aplicar o produto no rosto, massagear e enxaguar.
    Já a eficiência da limpeza depende mais do produto e da massagem aplicada do que do tempo que você deixa o produto no rosto.
    Com relação ao tempo de ação para que os ingredientes ativos possam atuar (no caso de produtos de tratamento), já li que seria de no mínimo 1 minuto, mas não tenho certeza.

  17. Vanessa eu passei pela mesma dificuldade com a embalagem mas agora tem uma embalagem que alem de pratica para abrir é menor e melhor para levar na bolsa ela contem 60 ml e vem num formato de pomada que fica em pé .

  18. Aquaclin, comprei pra testar e é muito parecido com o Actine, até na cor e no cheiro. A composição difere um pouco. Só que bem mais barato.

  19. Comprei um sabão desses chamado Aquaclin e achei igualzinho ao Actine. Só que bem mais barato. Alguém sabe algo sobre ele? A composição é bem parecida.

  20. Vanessa disse:

    Oi Andrea Patricia,
    interessante saber que tem gente que passou pelo mesmo problema, talvez seja mesmo algum problema no projeto do pump. Obrigada pela dica, eu sou mão de vaca e prefiro comprar as embalagens maiores pelo custo benefício, mas como viajo bastante, quem sabe compre esse menor algum dia.
    Beijos!

  21. Vanessa disse:

    Oi André!
    Qual versão do Aquaclin você comprou, a amarela ou a azul? Nunca cheguei a comprar essa marca por preconceito com a embalagem (sim, sou dessas), mas, pelo que vi no site da marca, o amarelo é razoavelmente parecido mesmo, a alteração principal é no sistema de surfactantes escolhidos e no ingrediente hidratante, um se apoia no extrato de aloe vera e outro na glicerina.

  22. Unknown disse:

    Oi Vanessa!
    Gostaria de saber o que e bom pra clarear sardas ?

  23. Vanessa disse:

    Oi, “Unknown”,
    com relação às sardas, o melhor a se fazer é prevenir com fotoproteção pesada, se realizada corretamente, a tendência é que elas sumam gradualmente. Dá para acelerar o processo com peeling químico e clareadores. Acredito que existam cremes clareadores sem receita que dêem algum resultado, mas eu creio seria interessante procurar um dermatologista para ver quais ativos e concentrações seriam mais adequados e proporcionariam resultados mais rápidos e de maneira mais segura.

  24. Comprei o produto ontem e estou na torcida por bons resultados pois tenho a pele muito oleosa e com acne, espero que de uma controlado em tudo, pois vi muitos blog favoráveis do produto.

  25. Vanessa disse:

    Oi Carolina Dantas,
    espero que veja os resultados. No geral é um produto que eu gostei bastante e recomendo para quem não tem a pele muito seca.
    Beijos

  26. Franciely Oliveira disse:

    Oi estou usando o produto a pouco mais de 15 dias 2X ao dia e senti notável diferença no surgimento de espinhas e cravos, o que tem que deixado preocupada é a descamação que tem acontecido próximo a boca acima dos olhos e no nariz. Revirei blogs q falam sobre esse produto e nenhum mencionava se seria normal essa descamação ou se pode ser uma reação alérgica da minha pele ao produto, deveria continuar usando ou devo suspender o uso?

    • Vanessa disse:

      Oi Franciely,
      No caso de alergia ou irritação costuma ter coceira, inchaço, vermelhidão, pode formar bolhas, enfim, ocorrem coisas mais graves do que mera descamação.
      Se é só descamação, creio que seja ressecamento excessivo apenas. São as mesmas regiões que eu tenho esse problema de ressecamento dependendo da época do ano e produto utilizado. Você pode reduzir a frequência de uso (usar 1 vez ao dia alternando com outro mais suave) ou intensificar a hidratação.

  27. Thiago disse:

    Olá, comprei o sabonete líquido actine, por indicação da minha dermatologista, mas reparei que em três semana consecutivas utilizando, surgiu mais espinhas em meu rosto logo na segunda semana, permaneci utilizando pensando que estava desobstruindo os poros, porém estava me incomodando bastante esses aparecimento de espinhas freqüentes. Então estou deixando de utilizá-lo. Essa foi minha experiência.

  28. Fabio disse:

    Muito rica sua análise, extremamente detalhada, parabéns! No entanto, vejo que ela foi escrita em 2013, então já que estamos em 2015 vale a pena fazer algumas ressalvas: no Rio de Janeiro o preço do sabonete Actine em barra (preço referente a março/2015) custa entre 25 e 32 reais nas farmácias populares. Considerando ainda que a concentração de ácido salicílico do produto é de 2%, e que a de enxofre não deva chegar a 10%, esse sabonete se iguala a praticamente todos os outros que também possuam a proposta de tratar a oleosidade e a acne na pele. Nesse sentido, prefiro comprar outro sabonete no mesmo perfil que seja bem mais em conta, como é o caso do sabonete antiacne da Granado, que não chega a 10 reais e possui exatamente o mesmo percentual de enxofre e ácido salicílico do Actine. Obviamente que a presença de aloe vera e a promessa de maior hidratação à pele do Actine é um diferencial, no entanto tratando-se de eficiência no combate à acne acredito que nenhum outro sabonete que apresente as mesmas concentrações dessas duas substâncias fiquem pra trás nesse quesito.
    Para mim, que sempre fui acneico (cheguei a apresentar quadro de acne grau IV), hoje em dia não posso dispensar o sabonete que no mínimo tenha como base o enxofre, e como sabemos, quase tudo na área de cosméticos no Brasil é bastante caro, e por isso prefiro pagar por eficiência e não por marca.

  29. Luciana primo disse:

    Ola boa noite,
    Eu tive espinhas na adolescência. E agora com 27 anos elas voltaram. Acredito que foi desencadeada pelo uso de um medicamento chamado cobavital que contem hormonio. Fui na Dermato( em varias já) uma me passou adapaleno e actine. Não gostei do resultado do adapaleno surgiram mais espinhas dai parei. Fui em outra dermato ela me indicou clindoxyl e actine em barra. Mas como ainda tinha o actine líquido continuei usando. To nas primeiras semanas do tratamento a melhora é pouco visível na TPM ainda surgem espinhas vermelhinhos. Mas queria saber se o sabonete em barra da actine limpa melhor que o liquido? E se o adapaleno pode ser usado junto com o clindoxyl?
    Obrigada.

  30. Carla Andréa Mathias Corrêa disse:

    Boa Noite! Eu faço o uso do actine líquido e ainda não conheço o em barra,mas adoro.e gostaria de saber se minha filha de 10 anos que também tem a pele oleosa pode fazer o uso do mesmo. Grata

  31. Carla Andréa Mathias Corrêa disse:

    Boa Noite! Eu faço o uso do actine líquido e ainda não conheço o em barra,mas adoro.e gostaria de saber se minha filha de 10 anos que também tem a pele oleo
    sa pode fazer o uso do mesmo. Grata

  32. Amanda D. disse:

    Caramba, eu estava super amando o meu Suavié, até como demaquilante ele funciona e sem ressecar. Mas daí, no final do meu primeiro tubo, o produto adquiriu um cheiro mega estranho, de fubá, coisa de milho velho, sabe? Muito louco! Imaginei que fosse porque já estava no fim. Daí agora, com meu tubo novinho, começou esse cheiro estranho do nada também! Imagina sabonete com cheiro de fubá velho? Que droga! =/

  33. Mylena Amorim disse:

    Olá , ganhei o sabonete no qual a dermatologista passo para o meu primo, eu tenho muito espinha no período pré menstrual e por isso utilizei o sabote em barra por uma semana e protetor solar, porem deixei o produto agir por 20 a 25 minutos achando que teria melhor resultado mas reparei que em certos pontos do meu rosto ficou com uma ardência , será que pode manhã minha pele?

  34. Maria José dos SANTOS Rocha disse:

    Sou Maria ,comprei o actine sabonete líquido para pele seca acneica,mais não estou gostando ,meu rosto está ressecado e descamando ,estou usado de manhã ea noite. Infelismente comprei o de 240ml.Estou você usando a uma semana.

Deixe um comentário

