Pincel Duo Fibre Macrilan W-109

Um pincel que eu tenho utilizado bastante é o duo fiber da Macrilan. A marca tem mais de um modelo de pincel nessa categoria, por isso especifiquei o W-109, o qual seria da linha que eles chamam de “profissional”. É esse daqui:

Pincel Duo Fibre Macrilan W-109

Antes da resenha, deixe-me fazer uma breve introdução sobre o que seria o tal pincel duo fiber/fibre, caso alguém ainda não seja familiarizado com ele.

O tal Duo Fiber

Quando esse tipo de pincel começou a entrar na moda, eu tinha entendido que o nome duo fibre seria pela presença simultânea de dois conjuntos de cerdas, um mais curto e de cerdas naturais e outro mais comprido e de cerdas sintéticas. Dizem que cerdas naturais são melhores para produtos em pó e as cerdas sintéticas para produtos cremosos e líquidos por absorverem menos. Por esse pincel ter dois tipos de cerdas, ele seria muito versátil. O conjunto sintético e comprido seria para pegar o produto, por ele estar misturado com as cerdas curtas a densidade dele acaba sendo menor do que um pincel com um só tipo de cerda e ele pegaria menos produto que um pincel, digamos, tradicional. Já o conjunto de cerdas curtas naturais, em maior quantidade que as cerdas compridas, auxiliaria no trabalho de esfumar.

Bom, isso era o que eu achava já que, pelo que eu vejo por aí, basta a presença de 2 conjuntos de cerdas, um comprido e um curto de material diferente para ser considerado duo fiber. Independente da origem das cerdas, o resultado dessa configuração de cerdas é um resultado suave e esfumado, algumas marcas que vendem alegam que o resultado seria similar ao da maquiagem airbrush.Existem diversos modelos de pincéis duo fiber, com domo reto ou arredondado, e também em diversos tamanhos, dependendo da funcionalidade que se deseja (base, blush, sombra, corretivo, etc.). Quando se especifica o pincel apenas como duo fiber, provavelmente se trata modelo tradicional, do tipo flat top e de tamanho adequado para base e blush. Na foto abaixo, é o segundo da esquerda para a direita.

Pincéis duo fibre

Exemplos de modelos de pincéis duo fiber.

Há quem faça lista de pincéis essenciais em um kit básico para quem está iniciando e diga que não colocaria o duo fiber (modelo tradicional) porque seria luxo. Já eu discordo, e acho que, para quem está iniciando no mundo da maquiagem ter um duo fiber é muito útil. Além da versatilidade de poder ser utilizado tanto para base quanto para blush /bronzer e se adaptar a diversos tipos de texturas (em pó, líquida ou cremosa), ele dificulta que pessoas iniciantes cometam dois dos grandes pecados da maquiagem: a base reboco ou com rastro de quem não espalhou direito e o blush marcado que faz parecer que você levou uma chinelada em cada bochecha.

Voltando à resenha do pincel…

Como já havia mencionado em um post anterior, considero uma característica da Macrilan os preços muito amigáveis e cerdas super macias e o pincel duo fibre W-109 não foge à regra. Quando digo preço amigo é barato mesmo, já vi esse pincel sendo vendido a 18 reais (o que não é caro para um pincel dessa categoria) mas  pesquisando dá para encontrá-lo até por menos de 10 reais.

Este pincel é do tipo duo fiber que possui apenas cerdas sintéticas. O material de cada conjunto de cerdas (longas ou curtas) é diferente, mas ambos são de origem sintética. Abaixo, fotos das cerdas em detalhe.

Detalhe das cerdas.

Procurei no site da marca informações específicas sobre este pincel, mas quando você clica na categoria de pincéis profissionais, simplesmente não aparece nenhum produto. Para o outro modelo de duo fibre da marca, que eu já vi pessoalmente e me pareceu do mesmo material, consta como “fibra óptica”.  Pelo que eu conheço de pincéis, a tal fibra óptica seria apenas as cerdas brancas.

Off: Eu não sei o que tem de fibra ótica naquilo. A fibra óptica é um material caro e frágil, não é definida pelo material com a qual é produzida, mas por possuir certas propriedades (detalhes aqui e aqui) irrelevantes para maquiagem. Porém, pelo que vi por aí, é comum os fabricantes de pincéis chamarem aquilo de fibra óptica. Perguntei pro meu namorado engenheiro eletricista se ele achava que aquilo era fibra óptica, ele deu uma olhada rápida, deu uma risada e disse que duvidava muito que fosse.

Não é um pincel muito denso mas acho adequado para a maioria das funções. As dimensões do pincel se encontram na foto abaixo.

Pincel Duo Fibre W-109 Macrilan Dimensões

Dimensões do pincel.

Uso principalmente para aplicação de blush (no dia-a-dia, prefiro o efeito “rubor natural”: discreto, pouco marcado e bem esfumado) ou retoque com o bronzer no caso em que a base fica muito clara. Neste caso, tenho a impressão de que o resultado fica mais natural do que com o pincel de pó. Para contorno facial não me agrada muito porque acho ele gordo demais para a função, teria que ter o diâmetro menor para isso.

Com base, serve tanto para aplicação quanto para espalhar (à vezes, prefiro aplicar com os dedos e só usar o pincel para finalizar). Diferente do pincel de base tradicional (formato chato), com esse você tem que fazer a aplicação em movimentos circulares para um bom resultado. Dependendo da base (aquelas que secam muito rápido, por exemplo), não acho que o acabamento com esse pincel fica muito bom e acabo fazendo a finalização com um kabuki do tipo flat top (como eles são muito densos, não gosto de usá-los para aplicar base líquida por achar que retêm muito produto, deixo para finalizar apenas).Quando vou aplicar corretivo em espinhas/manchinhas após a base, também gosto de passar esse pincel por cima para dar uma esfumada caso a aplicação tenha ficado marcada. O ideal seria um pincel menor, mas na falta quebra o galho. Gosto dele por remover menos produto  do que alguns outros pincéis.

Na lavagem, às vezes solta algumas cerdas, mas nada anormal. O comprimento dele é o padrão para pincéis desse tipo, mas me agradaria se houvesse uma versão com o cabo alguns centímetros menor. Para usar em casa tudo bem, mas para transportá-lo esse aspecto é meio limitante, pois não é em toda necessaire que ele cabe e já deixei de levá-lo em algumas viagens por causa isso.

Finalizando, se você está procurando um pincel duo fiber mas não quer gastar muito, este da Macrilan possui um bom custo benefício em minha opinião.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Acessórios, Pincel e marcado , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Pincel Duo Fibre Macrilan W-109

  1. Ellen disse:

    Comprei este pincel e desde então tenho usado bastante ele,achei bom pra aplicar a base.
    Vc viu aquela nova linha profissional da macrila? Uma de cabo preto?
    Pois então eu comprei os três que são pra face que imitam aquele kabuki reto da sigma,o kabuki cônico e o angular,e menina o kabuki reto parece muito com o f80,se vc puder testar teste pois é ótimo,já o kabuki reto desta linha de cabo branco não é tão firme como o da nova linha.
    Mas olha este da nova linha são perfeito e preço baixo,amei kkkk
    bjs

  2. Adriana Prado disse:

    Eu tenho alguns pincéis Macrilan e todos são ótimos, já lavei todos várias vezes e continuam perfeitos.
    Tenho o duo fibre da outra linha (de cabo preto) e pensava que este postado fosse melhor. Gosto dele para finalizar base e melhorar o aspecto esbranquiçado do protetor. Aliás, acho que isso não é certo, mas, na pressa ajuda bastante.

    Enfim, os pincéis Macrilan são ótimos, pena ainda ser difícil encontrar todos os modelos na minha pequena cidade.

    Beijo

  3. Renata L M disse:

    Descobri seu blog no east to west skin. Seus posts são excelentes! Cheio de conteúdo, explicações completas, ao contrário de muitos blogs que fazem tudo na base do achismo. Virei fã, parabéns pelo blog!

  4. Vanessa disse:

    Oi Ellen!
    Já li sobre esses novos pincéis mas ainda não encontrei para comprar ainda, estou cobiçando o cônico e o angular. Pelas resenhas, têm sido bem elogiados mesmo.
    Beijos!

  5. Vanessa disse:

    Oi Adriana,
    nem aqui em São Paulo é fácil achar todos os modelos. A marca é fácil de se encontrar, mas alguns modelos específicos ainda não encontrei. Às vezes, o preço na internet está mais barato do que em algumas lojas, só não sei se compensa o frete.
    Beijos!

  6. Vanessa disse:

    Oi Renata! 🙂
    Seja bem vinda e obrigada pelos elogios.
    Beijos!

  7. Mariana disse:

    Ainda não comprei esse pincel da Macrilan, mas tenho outros e amo de paixão!
    Sempre comprei aqueles estojões em lojas de 1,99, só para ter pincéis, mas eles nunca funcionavam direito! Depois de muitos anos encontrei o Macrilan, comprei um pacotinho com vários pincéis esponjinha, me apaixonei! Agora, sempre que posso, compro algum pincel da marca, me desfiz dos porcarias e estou montando minha coleção!!

  8. Vanessa disse:

    Oi Mariana!
    Não faz muito tempo, era mais difícil encontrar pincéis bons e baratinhos, mas o que eu tenho visto é que com o aumento da concorrência, felizmente as opções aumentaram bastante. A Macrilan mesmo continua com uns preços bons mas a qualidade das cerdas me parece bem melhor agora, atualmente acho que dá para qualquer pessoa ter uma conjunto de pincéis de qualidade sem gastar muito.
    Beijos! (E desculpe a demora na resposta).

  9. Dani disse:

    Eu tenho um de blush do cabo branco e achei ele bom. Não é denso e tem as cerdas ligeiramente abertas, mas esfuma que é uma beleza.
    Uma pena ser difícil achá-los por aqui.
    Eu tenho um duo fiber do boticário e acho ele tão molenga e ralo! Será que esse da macrilan é melhor?
    Vou tentar achá-lo por aqui.

  10. Vanessa disse:

    Oi Dani,
    a maioria dos pincéis duo fiber modelo clássico não são muito densos e firmes, acho que até pela proposta “airbrush” deles uma densidade muito elevada não seria tão desejável, mas também não precisam ser muito molengas. Nunca cheguei a testar esse do Boticário para poder opinar ou fazer a comparação, mas pelo menos o Macrilan é bem mais barato e o prejuízo será pouco caso se arrisque e não goste. E tem loja que deixa abrir e sentir as cerdas antes da compra, para ver se vale a pena ou não a compra.

  11. Rubi disse:

    Olá Vanessa!
    Gosto muito dos seus post de maneira geral e principalmente sobre pincéis da Macrilan.Uma pergunta como você consegue diferenciar as cerdas Naturais das sintéticas? Sugiro que faça um post sobre isso…
    Percebo que você fala com conhecimento de causa, minhas maquiagens eu usava bem pouco pincéis, utilizava mais as esponjinhas que achava mais prático, ai eu comprei um kit da Macrilan, achei que valeu a pena… postei algumas fotos
    http://estilorubi.blogspot.com.br/

  12. Vanessa disse:

    Oi Rubi, visualmente falando, geralmente nos pincéis de cerdas sintéticas os fios são mais lisos/retinhos, brilham mais e a cor costuma ser mais uniforme. Nos de cerdas naturais, é fácil comparar imaginando o cabelo humano: podem existir variação de tom entre uma cerda e outra (se não for tingido), a cerda não é tão lisa, costuma ser mais opaco que o sintético, os fios não ficam tão alinhados quanto nos sintéticos pelo conjunto não ser tão uniforme. Tem uns sintéticos que são meio tortinhos, mas pelo tato dá para sentir que é de fibra sintética (esses pretos do duo fiber do post, por exemplo). As cerdas mais fininhas costumam ser de material sintético.
    Acho mais fácil aprender na prática, entre nas lojas e pergunte para as vendedoras sobre a natureza das cerdas, com o tempo você começa a ver o padrão. Os da Macrilam que você comprou deve ser todos sintéticos eu imagino, se quiser uma amostragem de cerdas naturais, sei que o Boticário tem vários modelos, você pode dar uma olhada no mostruário e perguntar para a vendedora.
    Não sei se ajudei, mas tem vários post na internet que também podem ajudar, por exemplo:
    http://ansiedadefeminina.blogspot.com.br/2013/03/pincel-de-cerdas-naturais-x-cerdas.html
    http://heyugogirl.com/2013/03/04/entenda-a-diferencapincel-de-cerda-sintetica-e-natural/ (na terceira foto dá para ver bem o que eu disse com relação à não uniformidade de tom das cerdas)
    http://eaibeleza.com/make/pinceis-sinteticos-x-naturais-sigma-bunny-collection/
    Beijos!

  13. Vanessa disse:

    Oi Rubi, fui no seu blog agora e dei uma olhada nas fotos. Sem pode ver com mais detalhes fica difícil dizer com certeza, mas pode ser que alguns sejam de cerdas naturais. A Macrilan tem uns pincéis bem vagabundos e outros bons, me parece que os do seu kit são os de boa qualidade.

  14. Amanda Marques disse:

    Parabéns pela resenha,poucas vezes vi uma tão boa quanto essa,muito detalhista e bem escrita.

  15. Adriana disse:

    Gostei do seu post ! Sempre compro pincel duo fiber em http://www.valerycosmeticos.com.br/

Deixe um comentário

