Aplicadores de Maquiagem Bellacotton

Esse é o tipo de produto que se encaixa na categoria frescurinha, está longe de ser essencial (afinal, sempre me virei  bem sem ele) mas eu acabei me apegando a ele pela praticidade e funcionalidade. Abaixo, o aplicador em si ao lado de um cotonete para efeito de comparação.

Acima, o aplicador, abaixo, o cotonete.

Apesar de constar a indicação do produto para aplicação de maquiagem, eu não compraria o produto com esta finalidade. Neste uso especificamente, talvez seja interessante para maquiadores profissionais ou para ficar à disposição em provadores de lojas de produtos de maquiagem, onde o uso de um mesmo produto em pessoas diferentes requer cuidados especiais com relação à higiene. Testei para aplicar sombra compacta e não gostei muito. Não que não dê para fazer isso, mas achei difícil de pegar o produto e realizar uma aplicação uniforme. Além disso, boa parte do produto acaba retida no algodão. Para outras texturas também achei a absorção meio alta. Apesar disso, é um produto que eu tenho usado bastante, não exatamente para aplicar mas para retocar ou dar acabamento à maquiagem.

Atualmente, minha maquiagem básica inclui lápis esfumadinho rente aos cílios superiores e inferiores. Para tal efeito, já usei os esfuminhos que vêm juntos com alguns lápis mas achava meio chata a higienização deles, sendo que na área dos olhos não se pode dar bobeira. Devido a isso, acabei substituindo os esfuminhos por um pincel da Klass Vough (Cooper 06) que eu gosto bastante e é mais fácil de higienizar, mas o esfumado na linha inferior dos olhos costumava passar um pouco dos limites que eu gostaria e eu acabava limpando o excesso com cotonete.

No momento, eu tenho usado muito este aplicador para esfumar o lápis. Além da comodidade de não ter que me preocupar com a higiene diária do pincel (e poder deixá-lo livre para outras funções), a ponta fininha dessa haste permite um esfumado  mais controlado e rente aos cílios e também retira o excesso de produto que poderia resultar em borrão ao longo do dia. Se, mesmo assim, o esfumado passar dos limites, uso a lateral da ponta achatada para limpar o excesso. Como dito, é uma frescurinha, mas que me agradou bastante e já foi incorporada à minha rotina, uso quase todo dia.

Para efeito de curiosidade, fiz o teste abaixo onde 4 traços simples feitos com lápis delineador foram esfumados, cada um com um instrumento diferente: esfuminho, pincel, cotonete e este aplicador. O esfumado com o esfuminho foi mais intenso e localizado, não se dispersando tanto. O traço do aplicador perdeu um pouco a intensidade mas não ficou tão espalhado como o do cotonete e o do pincel.

1. Esfuminho (que vem com lápis), 2 . pincel (Klass Vough Cooper 06), 3. cotonete, 4. Aplicador de maquiagem (ponta fina)

Itens utilizados para esfumar os traços no teste.

Em outro teste (foto abaixo), passei lápis de olho no dorso da mão e fiz dois traços, um com cotonete e outro com a ponta fina desse aplicador, ambos com demaquilante. Fiz duas vezes para ver se mudava alguma coisa.

Na foto acima usei demaquilante líquido, na de baixo, demaquilante cremoso.
Legenda: C : Cotonete, A – Ponta fina do aplicado

Dependendo da pressão aplicada, o traço saiu na mesma espessura para ambos os casos. Isso quer dizer que a área de contato durante o uso, dependendo da pressão, é quase a mesma, mas ainda prefiro o aplicador pela ponta mais fina permitir maior controle. Isso porque é mais fácil visualizar onde a ponta do aplicador irá encostar do que qual parte da cabeça redonda do cotonete irá entrar em contato. Assim sendo, achei a ponta fina, sozinha ou umedecida em um demaquilante, mais interessante do que o cotonete para certos tipos de retoques que exigem precisão, como ajuste do traço do delineador.

Eu uso bem mais a ponta fininha, e não acharia ruim se existisse uma versão deste produto que viesse só com duas pontas fininhas (exemplo aqui).

Um uso que faço da ponta chata é retirar excesso de sombra localizadamente, às vezes a sombra sobe demais e eu uso esta ponta para corrigir. Não que não dê para fazer com o cotonete, mas já que eu sempre uso a ponta fina, preciso arranjar utilidade para a outra e no caso achei que funciona bem.

Confesso que também gostei bastante da embalagem. Como ela é pequena e a tampa é fixa (flip top), dá para levar na bolsa para fazer retoques durante o dia caso o lápis borre. E também dá para reaproveitá-la para transportar cotonetes ou algodão em viagens.

O fabricante deste produto é a Flexicotton, aquela mencionada no post dos discos de algodão que eu gosto. Assim como no caso dos discos de algodão, este mesmo produto pode ser encontrado no mercado sob o nome de outras marcas (eu ainda acho mais fácil encontrar assim) e existem concorrentes com produtos semelhantes.

Nota: Eu não comprei este produto, recebi diretamente da empresa fabricante.

Atualização (02/12/2013): Alguém com mais criatividade do que eu conseguiu identificar mais funções para cada ponta da haste de maquiagem, em caso de interesse, clique aqui.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Acessórios e marcado , . Guardar link permanente.

9 respostas para Aplicadores de Maquiagem Bellacotton

  1. Dani disse:

    Acho que só usaria para consertar algum errinho mesmo, porque gosto de esfumar com o pincel da makeupgeek (que faz imitação daquele tipo lápis da mac). Acho muito bom. O Algodão acaba retirando muito produto.

  2. Line disse:

    Hum gostei desse produto Vanessa, pena que nunca vi para vender.
    Eu usaria para passar minha misturinha de óleo de camélia e de rícino que uso tratar dos cílios!
    Parece ser legal também para fazer o tightlining pois é mais higiênico.
    Quero te convidar para dar uma olhada no meu blog: http://www.girassoisviolentos.wordpress.com
    Beijo

  3. Vanessa disse:

    Oi Dani,

    Eu gosto que retire parte do produto porque se não faço isso sempre acaba escorrendo um pouco durante o dia (pálpebra super oleosa) e mesmo quando passo sombra com pincel chanfrado por cima para aumentar a duração, também preciso tirar o excesso para ficar mais fino. Isso quando faço só delineado, quando vou fazer o olho completo com sombra eu dispenso ele no esfumado superior porque aí retirar produto demais seria indesejado, tem que ser com pincel mesmo.
    Beijos

  4. Vanessa disse:

    Oi Line!
    Meu olho padrão é esfumadinho, mas de vez em quando faço uso da técnica tightlining e acho que esse produto funciona bem nesse caso.
    Eu tenho a impressão de que esse produto está ficando mais fácil de ser encontrado. Antes só tinha os importados da Turquia (Belliz p. ex.), agora a Flexicotton entrou nesse mercado e eu tenho visto mais deste tipo de produto nas prateleiras de lojas de cosméticos.
    Interessante a misturinha que citou, eu sabia que tinha gente que usava óleo de rícino ou azeite, essa misturinha com óleo de camélia é nova para mim, imagino que deva ser boa para quem prefere usar as máscaras à prova d'água, mais agressiva aos cílios.
    Beijos!

  5. Line disse:

    O óleo de camélia é bem delicado e de absorção rápida então fica bem mais fácil de espalhar porque o rícino puro é “colante” e tem um cheiro meio ativo. Uso nos cílios e sobrancelhas.
    Eu só uso máscara a prova d`água (quando encontro um que não dê alergia) como sou alérgica vivo espirrando, coçando os olhos, etc, então se a mascara não for resistente mesmo eu viro um panda rapidinho.

  6. Vanessa disse:

    Oi Line,
    cheiro “meio ativo” é eufenismo né? O óleo de rícino fede mesmo.
    Esse óleo de camélia que você usa é de alguma marca específica(Oshima Tsubaki Oil, p.ex)? Você costuma comprar onde?
    Beijos

  7. Line disse:

    Oi Vanessa.
    É eufemismo sim rsrsrs. O meu óleo de camélia eu comprei uma vez na henna sooq numa promoção. Ele terminou esses dias estou pensando em comprar o Oshima Tsubaki porque o frete na henna sooq está muito alto e eu sempre tenho problemas com encomendas vindas dos EUA.

  8. Renata Rocha disse:

    Ontem eu fui em uma perfumaria grande e aproveitei para dar uma olhada na parte de algodão, mas não achei dessa marca nem nenhum fabricado pela Flexicotton, só achei os provenientes da Turquia.

    Também sou adepta do olho esfumadinho no cotidiano e para conseguir o efeito gosto de usar um pincel com domo bem pequeno da Eco Tools, mas minha mãe adoraria a praticidade de usar o cotonete. Acho que vou procurar esse produto pra ela 🙂

    Beijos!

  9. Vanessa disse:

    Oi Renata, francamente, acho que tanto faz a marca nesse tipo de produto, acredito que ambos devem dar bom resultado. Tenho impressão de que o pessoal mais velho (vejo isso pela minha mãe, e tias) não costumam ter o mesmo cuidado que a gente tem com nossos pincéis, nesse caso, esses descartáveis como cotonete e aplicador de maquiagem devem boas opções.
    Beijos!

Deixe um comentário

