SAC é um saco

Mandei um e-mail ao SAC da Johnson & Johnson perguntando sobre a concentração de ácido salicílico em dois produtos deles:

A resposta:

Sobre esta resposta, achei 2 pontos dignos de nota:

1) Quem é Hermes???? Acho que o básico do básico ao se responder alguém é pelo menos acertar o nome da pessoa.

Como você só pode enviar mensagem pelo site se fizer um cadastro e estiver logado no site (acho um saco, mas prefiro isso a ter que ligar), na hora de preencher o formulário de envio de mensagem seu nome aparece lá automaticamente, então, não tem como eles não saberem meu nome.

2) Dizer que utiliza as tecnologias Angel Acne Combo significa alguma coisa para vocês?

Eles poderiam se limitar à responder o que foi questionado, mas resolveram mencionar o uso dessas tecnologias. Não acho ruim passarem informações complementares ao solicitado, informação nunca é demais, mas…  pesquisei na internet e não achei nada a respeito delas. Aliás, essa informação dada no e-mail foi para lá de estranha, já que na embalagem é citada apenas uma outra tecnologia denominada “Acelera Complex”, uma combinação de ácido salicílico com ingredientes naturais.

Viu como às vezes menos é mais? Agora, com essa nova dúvida que criaram ao responder o que não foi solicitado, vou ter que responder ao e-mail deles solicitando novas informações e não terei como deixar passar em branco esse deslize chatão deles ao trocarem meu nome.

Outro caso

Já tinha reparado que o SAC da J&J é meio peculiar. Certa vez pedi a concentração deste mesmo ingrediente em outro produto e comentei que tinha tido alergia no uso (achei que poderia ser interessante para a empresa tomar conhecimento da existência desses casos). Ao invés de responderem ao que perguntei, pediram para eu ligar para o SAC para que pudessem efetuar a troca do produto. Eu não tinha interesse nisso, afinal:

  1.  eu ODEIO falar ao telefone, ainda mais com SAC;
  2. como alergia não é culpa da empresa e ela não tem obrigação de troca, apesar de achar legal a empresa se dispor a isso, àquela altura eu já tinha doado o produto para alguém que pudesse fazer uso dele.

Enfim, sendo a informação que eu solicitei mera curiosidade e como não iria mais utilizar o produto, deixei para lá e fiquei sem saber mesmo. Para minha surpresa, dias depois recebi um telegrama da empresa pedindo para que eu ligasse para o SAC para efetuar a troca do produto e mais outro e-mail relembrando o conteúdo do telegrama.

Fica a dica: enquanto algumas empresas enrolam até onde puder o consumidor para não trocar o produto ou ressarcir o cliente, com a Johnson & Johnson esse problema não deve ocorrer. Então, se algum dia tiver problema com algum dos produtos desta empresa, lembre-se de que eles são bem solícitos e se empenham para trocar o produto mesmo que você não queira.

Atualização (6/11/2013):

Respondi ao e-mail deles pouco após essa postagem, afinal, disseram que eu ficasse à vontade para contatá-los e que continuariam à disposição. O resultado: como esperado, toda essa solicitude não passa de um texto bonito. Até hoje, mais de 20 dias após meu contato, não tive nenhuma resposta quanto à solicitação de informação que ficaram devendo (a concentração do ingrediente ativo no hidratante, não deve ser algo tão difícil de responder) e obviamente ignoraram quando perguntei sobre o que seriam essas tecnologias Angel e Acne Combo. Dessa forma, só me resta acreditar que seja invenção da “atenciosa” moça que respondeu o e-mail, afinal, contradiz a informação da embalagem e ninguém em sã consciência colocaria um nome tosco como Angel em uma tecnologia anti-acne. Bom, o azar é deles, já que eu havia gostado justamente do produto cuja informação ficaram com preguiça dar e estava cogitando recomprá-lo, mas, já que eu não sei a concentração do ingrediente ativo, vou preferir comprar um hidratante da concorrência que me forneça essa informação e eu saiba que vai ter mais chances de ser eficiente com relação ao problema que desejo atacar.

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Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em mau-humor, SAC e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para SAC é um saco

  1. Olá ,

    sou seu mais novo seguidor.

    Nunca, e exatamente para não me aborrecer, entrei em contado com nenhum destes SAC, disponíveis pois, todos eles só retornam apenas SACanagem e blá, blá, blá ,de todos os tipos para os clientes.

    VANESSA, resta rir e debochar deste mundo, e que tal visitar meu blog FOTOFALADA, pois se não gostar acesse meu SAC e com certeza atenderei com todo prazer.

    Um abração carioca.

  2. Lorena disse:

    Oi, Vanessa! Já fiz troca de filtro solar pela Johnson e eles foram super rápidos. Trocar o nome não acho grave, pois deve ter sido um aproveitamento de texto (falta de atenção mesmo). Mas acrescentar informação, realmente é só pra deixar a gente mais confusa, e se você for alérgica a o que quer que seja Angel? 🙂 Abraços!

  3. Vanessa disse:

    Oi Lorena,
    eu acho que já que eles se dedicam a encher linguiça com informações desnecessárias e formalidades, não custava nada revisar pelo menos o nome. É tipo o Ozzy chamando a Argentina de Brasil ou a Dilma chamando Rio Grande do Norte de Rio Grande do Sul, pega mal.
    Mas enfim, o post também foi para dar um toque sobre essa questão da troca, muita gente não sabe ou ignora essa possibilidade e costuma deixar para lá (como eu fiz), sem saber que a empresa tem uma postura bem receptiva quanto a isso e é mais fácil do que imaginam.
    Beijos

  4. Dani disse:

    Nossa, mancada trocarem o nome, hein! Pelo menos trocam o produto (se bem que você nem mencionou isso). Acho muito estranho essas empresas ficarem negando informação, não entendo isso.
    Eu já desisti dos sac´s. Raramente ligo ou escrevo, porque toda vez recebo uma resposta nada a ver com o que perguntei.

    bjoo

  5. Vanessa disse:

    Oi Dani!

    Eu acho incrível como os SACs brasileiros são ruins. Quando é alguma reclamação eles costumam responder, mas se for solicitação de alguma informação, são grandes as chances deles te ignorarem completamente (vide O Boticário, que nunca me respondeu) ou enrolarem respondendo algo nada a ver, como você comentou, ou fazer um “discurso Dilma”, vulgo, fala, fala, mas não diz nada.
    Eu vou continuar usando esses serviço quando achar necessário, mas é mesmo decepcionante constatar esse despreparo deles. No final, até serve de filtro, porque se for muito ruim eu até evito a marca (ou pego simpatia, como já aconteceu também).
    Beijos!

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