Mandei um e-mail ao SAC da Johnson & Johnson perguntando sobre a concentração de ácido salicílico em dois produtos deles:
A resposta:
Sobre esta resposta, achei 2 pontos dignos de nota:
1) Quem é Hermes???? Acho que o básico do básico ao se responder alguém é pelo menos acertar o nome da pessoa.
Como você só pode enviar mensagem pelo site se fizer um cadastro e estiver logado no site (acho um saco, mas prefiro isso a ter que ligar), na hora de preencher o formulário de envio de mensagem seu nome aparece lá automaticamente, então, não tem como eles não saberem meu nome.
2) Dizer que utiliza as tecnologias Angel e Acne Combo significa alguma coisa para vocês?
Eles poderiam se limitar à responder o que foi questionado, mas resolveram mencionar o uso dessas tecnologias. Não acho ruim passarem informações complementares ao solicitado, informação nunca é demais, mas… pesquisei na internet e não achei nada a respeito delas. Aliás, essa informação dada no e-mail foi para lá de estranha, já que na embalagem é citada apenas uma outra tecnologia denominada “Acelera Complex”, uma combinação de ácido salicílico com ingredientes naturais.
Viu como às vezes menos é mais? Agora, com essa nova dúvida que criaram ao responder o que não foi solicitado, vou ter que responder ao e-mail deles solicitando novas informações e não terei como deixar passar em branco esse deslize chatão deles ao trocarem meu nome.
Outro caso
Já tinha reparado que o SAC da J&J é meio peculiar. Certa vez pedi a concentração deste mesmo ingrediente em outro produto e comentei que tinha tido alergia no uso (achei que poderia ser interessante para a empresa tomar conhecimento da existência desses casos). Ao invés de responderem ao que perguntei, pediram para eu ligar para o SAC para que pudessem efetuar a troca do produto. Eu não tinha interesse nisso, afinal:
- eu ODEIO falar ao telefone, ainda mais com SAC;
- como alergia não é culpa da empresa e ela não tem obrigação de troca, apesar de achar legal a empresa se dispor a isso, àquela altura eu já tinha doado o produto para alguém que pudesse fazer uso dele.
Enfim, sendo a informação que eu solicitei mera curiosidade e como não iria mais utilizar o produto, deixei para lá e fiquei sem saber mesmo. Para minha surpresa, dias depois recebi um telegrama da empresa pedindo para que eu ligasse para o SAC para efetuar a troca do produto e mais outro e-mail relembrando o conteúdo do telegrama.
Fica a dica: enquanto algumas empresas enrolam até onde puder o consumidor para não trocar o produto ou ressarcir o cliente, com a Johnson & Johnson esse problema não deve ocorrer. Então, se algum dia tiver problema com algum dos produtos desta empresa, lembre-se de que eles são bem solícitos e se empenham para trocar o produto mesmo que você não queira.
Atualização (6/11/2013):
Respondi ao e-mail deles pouco após essa postagem, afinal, disseram que eu ficasse à vontade para contatá-los e que continuariam à disposição. O resultado: como esperado, toda essa solicitude não passa de um texto bonito. Até hoje, mais de 20 dias após meu contato, não tive nenhuma resposta quanto à solicitação de informação que ficaram devendo (a concentração do ingrediente ativo no hidratante, não deve ser algo tão difícil de responder) e obviamente ignoraram quando perguntei sobre o que seriam essas tecnologias Angel e Acne Combo. Dessa forma, só me resta acreditar que seja invenção da “atenciosa” moça que respondeu o e-mail, afinal, contradiz a informação da embalagem e ninguém em sã consciência colocaria um nome tosco como Angel em uma tecnologia anti-acne. Bom, o azar é deles, já que eu havia gostado justamente do produto cuja informação ficaram com preguiça dar e estava cogitando recomprá-lo, mas, já que eu não sei a concentração do ingrediente ativo, vou preferir comprar um hidratante da concorrência que me forneça essa informação e eu saiba que vai ter mais chances de ser eficiente com relação ao problema que desejo atacar.
Olá ,
sou seu mais novo seguidor.
Nunca, e exatamente para não me aborrecer, entrei em contado com nenhum destes SAC, disponíveis pois, todos eles só retornam apenas SACanagem e blá, blá, blá ,de todos os tipos para os clientes.
VANESSA, resta rir e debochar deste mundo, e que tal visitar meu blog FOTOFALADA, pois se não gostar acesse meu SAC e com certeza atenderei com todo prazer.
Um abração carioca.
Oi, Vanessa! Já fiz troca de filtro solar pela Johnson e eles foram super rápidos. Trocar o nome não acho grave, pois deve ter sido um aproveitamento de texto (falta de atenção mesmo). Mas acrescentar informação, realmente é só pra deixar a gente mais confusa, e se você for alérgica a o que quer que seja Angel? 🙂 Abraços!
Oi Lorena,
eu acho que já que eles se dedicam a encher linguiça com informações desnecessárias e formalidades, não custava nada revisar pelo menos o nome. É tipo o Ozzy chamando a Argentina de Brasil ou a Dilma chamando Rio Grande do Norte de Rio Grande do Sul, pega mal.
Mas enfim, o post também foi para dar um toque sobre essa questão da troca, muita gente não sabe ou ignora essa possibilidade e costuma deixar para lá (como eu fiz), sem saber que a empresa tem uma postura bem receptiva quanto a isso e é mais fácil do que imaginam.
Beijos
Nossa, mancada trocarem o nome, hein! Pelo menos trocam o produto (se bem que você nem mencionou isso). Acho muito estranho essas empresas ficarem negando informação, não entendo isso.
Eu já desisti dos sac´s. Raramente ligo ou escrevo, porque toda vez recebo uma resposta nada a ver com o que perguntei.
bjoo
Oi Dani!
Eu acho incrível como os SACs brasileiros são ruins. Quando é alguma reclamação eles costumam responder, mas se for solicitação de alguma informação, são grandes as chances deles te ignorarem completamente (vide O Boticário, que nunca me respondeu) ou enrolarem respondendo algo nada a ver, como você comentou, ou fazer um “discurso Dilma”, vulgo, fala, fala, mas não diz nada.
Eu vou continuar usando esses serviço quando achar necessário, mas é mesmo decepcionante constatar esse despreparo deles. No final, até serve de filtro, porque se for muito ruim eu até evito a marca (ou pego simpatia, como já aconteceu também).
Beijos!