Sobre a mudança do Blogger para WordPress

Gato_chique

Bem vindos à nova casa!

Olá gente,

Vou usar este post para fazer alguns comentários a respeito da mudança de endereço do blog.

Já fazia muito tempo que eu planejava esta mudança,a razão inicial era a insatisfação com o sistema de comentários do Blogger. Tinha gente reclamando que não conseguia comentar (nunca descobri a razão), eu sempre me incomodei com a falta de opção para editá-los e também achava estranha a quantidade de vezes que recebia comentários repetidos. Testei alguns sistemas de comentários mas achei que poderiam pesar demais, então o WordPress apareceu como uma opção interessante, além de ter diversas opções extras de gerenciamento que o Blogger não oferece.

Abri a conta aqui, fiz o procedimento de importação mas acabei hesitando na mudança devido a alguns pontos que me incomodavam bastante.

Uma era a perda de identificação das pessoas no comentários importados, os links para perfis ou blogs eram perdidos. Outra coisa era que a formatação dos posts antigos ficou muito ruim: parágrafos colados, letras de tamanhos diferentes, alinhamentos irregulares, estava feio demais para ler. O que mais pesou foi a imposibilidade de usar widgets de posts relacionados a menos que eu optasse pela versão profissional. Além de boa parte do tráfego do blog ser resultante desse mecanismo, acho que a ausência dele afeta bastante a experiência de quem acaba de conhecer o blog. Devido a estes pontos, resolvi cancelar os planos ou pelo menos adiá-los.

No final do ano passado eu estava um pouco desanimada e pensando se manteria o blog vivo ou daria um fim dele. Aquela fase de empolgação com blogs de beleza havia passado, o feed ia acumulando mais e mais posts pela falta de leitura, meus blogs favoritos estavam parados ou fechando e meu consumo de cosméticos estava mais comedido. Dei uma desligada do blog, parei de verificar as estatísticas, moderação de comentários e e-mail do blog e fiquei meio distante do Twitter.

Porém, a questão é que, apesar de postar com pouca frequência, eu gosto de escrever (devem ter reparado pelos posts enormes). Dessa forma, colocar um fim ao blog tiraria este pequeno prazer ocasional que eu tenho com ele. Então, achei que mudar de ares poderia ser uma maneira para que eu voltasse a me envolver com meu blog.

Voltei a mexer no WordPress e constatei que, nesse intervalo, dos 3 pontos que me incomodavam, 2 haviam sido eliminados (ao menos parecia isso, era para ter os posts relacionados mas não consegui fazer aparecer até agora), só faltava resolver a questão da formatação. Como a quantidade de posts era razoavelmente pequena, resolvi aceitar o desafio de corrigir todos os 86 posts. Deu um trabalho desgraçado já que a maioria posts exigia também alterações no código html para arrumar o problema, mas, no final, valeu a pena. Nessa de relembrar tudo que já foi publicado e avaliar a alguma evolução, voltei a me apegar a este blog. Ainda falta dar uma melhorada no layout, mas vai ficar para depois.

lista

Pequena lista de correções que eu tive que fazer nos posts antigos antes de liberar o novo endereço.

Não sei se vai acontecer alguma alteração na frequência de postagens, se vou variar mais o assunto por aqui (o nome “neutro” já foi planejado pensando nessa possibilidade) ou se vai continuar tudo igual. Só sei que, pelos menos, o endereço vai ser diferente.

Sobre Vanessa

Engenheira química, paulista, 27 anos, apaixonada por cosméticos e maquiagens. Acredita que conhecimento nunca é demais e que as pessoas deveriam ser mais críticas com as informações que recebem.
Esse post foi publicado em Informativo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sobre a mudança do Blogger para WordPress

  1. Lannusa disse:

    Já atualizado no Feedly! Abraços!

Deixe um comentário

